Cosud 2024 começa nesta quinta em Florianópolis com foco em desastres climáticos e economia

A 12ª reunião do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) começa nesta quinta-feira (21), em Florianópolis. Representantes de sete estados compartilharão experiências e buscarão soluções para o crescimento das regiões Sul e Sudeste.

Governadores na reunião do Cosud

O encontro do Cosud será sediado no Costão do Santinho, em Florianópolis, de 21 a 23 de novembro – Foto: Divulgação/ND

“Este é um momento de união e cooperação entre os estados para debater temas essenciais como segurança pública, meio ambiente, economia, saúde, educação e desenvolvimento humano”, afirma o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.

O encontro do Cosud será realizado no Costão do Santinho até sábado (23) e contará com seis governadores. A única exceção é o Rio Grande do Sul, que será representado pelo vice-governador, Gabriel Souza, já que Eduardo Leite cumpre agenda fora do Brasil.

Um dos temas mais aguardados do evento são os desastres ambientais. O intuito é fortalecer a parceria entre os estados para prevenir acidentes, além de garantir ajuda durante catástrofes.

“Desta vez, o governo catarinense traz como uma das suas principais discussões a prevenção a desastres climáticos, um tema urgente para todos os estados. No Rio de Janeiro, temos tratado esse assunto com extrema relevância e adotado diversas medidas nesse sentido. Tenho certeza que, com os debates no Cosud, conseguiremos chegar a mais soluções”, diz o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Bombeiros durante enchentes no Rio Grande do Sul

As recentes catástrofes climáticas, como a do Rio Grande do Sul, evidenciaram a urgência do investimento em ações de prevenção – Foto: Corpo de Bombeiros Militar de SC

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, acredita que o Cosud será uma oportunidade de aprofundar as discussões sobre alternativas para a prevenção de desastres naturais, com a participação das defesas civis.

“Somando forças, convergindo na mesma direção e, acima de tudo, abraçando boas práticas que têm funcionado nos estados-membros, temos conseguido avançar”, avalia.

Já o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lembra as tragédias que assolaram as regiões Sul e Sudeste este ano.

“Os desastres naturais que tivemos recentemente, como o que aconteceu no Espírito Santo, mais fortemente em Mimoso do Sul e o do Rio Grande do Sul, mostram que precisamos ter nossas defesas civis cada vez mais preparadas para uma pronta resposta. Além disso, ações e obras de mitigação são fundamentais para que possamos preparar nossos municípios para as mudanças climáticas”, disse.

Encontro do Cosud tem foco em economia e segurança pública

Evento do Cosud

A 12ª edição do Cosud terá debates em sete câmaras temáticas – Foto: Albari Rosa/Divulgação/ND

Além da prevenção a catástrofes climáticas, a 12ª edição do Cosud tratará também de questões de economia e segurança pública. Para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, as decisões do encontro podem ter reflexos no Brasil inteiro.

“Vamos avançar ainda mais em propostas que alavanquem o crescimento da economia brasileira, atraindo investidores e gerando emprego e renda de forma sustentável. O Cosud já é referência no debate e no desenvolvimento de políticas públicas no Brasil”, considera.

Juntos, os sete estados das regiões Sul e Sudeste somam mais de 114 milhões de pessoas, equivalente a cerca de 56,5% da população brasileira, e são responsáveis por aproximadamente de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

“Entre nossos objetivos está construir cidades mais resilientes às mudanças climáticas, que já são uma realidade global, e aliviar a dívida com a União para recuperar nossa capacidade de investimento. Fortalecer esses sete estados, que representam 70% do PIB brasileiro, é também guiar o Brasil na direção certa”, declara o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.