Neguinho da Beija-Flor anuncia aposentadoria do Carnaval após 50 anos: ‘Chegou minha hora’

Após 50 anos desfilando no carnaval carioca, o icônico sambista Neguinho da Beija-Flor, 75, anunciou nesta quarta-feira (20) que 2025 será o ano do seu último desfile no Sambódromo da Sapucaí. Há 50 anos na escola de samba de Nilópolis, ele conquistou o público com seu tradicional grito de guerra “Olha a Beija-Flor aí, gente!”.

Neguinho da Beija-Flor faz parte da azul e branca de Nilópolis desde 1975 - Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Neguinho da Beija-Flor faz parte da azul e branca de Nilópolis desde 1975 – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Nas suas redes sociais, Neguinho da Beija-Flor publicou uma carta à escola de samba da qual faz parte desde 1975. “O desfile de 2025 marcará minha despedida como intérprete de seus hinos na Passarela do Samba”, escreveu Neguinho.

Neguinho da Beija-Flor ajudou a colocar a escola de samba em lugar de destaque no carnaval carioca

O intérprete participou de todos os 14 títulos da Beija-Flor que, diferentemente das principais escolas de samba do carnaval carioca, não está localizada na capital do Rio de Janeiro, mas sim em Nilópolis, na região metropolitana. “Inserimos a Beija-Flor de Nilópolis na história da maior festa popular do Brasil. Em lugar de protagonista”, afirmou Neguinho.

A Beija-Flor é a terceira maior vencedora do carnaval do Rio de Janeiro, atrás apenas da Portela (com 22 títulos) e da Mangueira (com 20 títulos). O último título da azul e branco de Nilópolis foi em 2018, quando apresentou um enredo que traçou um paralelo entre o livro Frankenstein, de Mary Shelley, e os problemas sociais brasileiros.

Último título da Beija-Flor de Nilópolis foi em 2018 - Foto: R7/Reprodução/ND

Último título da Beija-Flor de Nilópolis foi em 2018 – Foto: R7/Reprodução/ND

História de Neguinho da Beija-Flor se mistura com a da própria escola

Na carta de despedida, o cantor mostra a ligação profunda que tem com a sua escola de samba do coração. “Tenho muito orgulho de carregá-la em meu nome oficial, o da carteira de identidade: Luiz Antonio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes”. Ele fez a mudança de nome em 2008, quando completou 33 anos na azul e branca de Nilópolis.

Na despedida, ele lembra também de todo apoio que recebeu da agremiação e comunidade ao participar de desfile no período em que fazia tratamento contra um câncer em 2009.

“Tenho fé que me curei graças a Deus e ao abençoado remédio do Carnaval. Nunca esquecerei como a comunidade me recebeu, na volta aos ensaios, em nossa quadra sagrada. O aplauso e a montanha de carinho estão para sempre tatuados na memória”, contou.

Última participação de Neguinho como intérprete da Beija-Flor será em homenagem a Laíla, ex-diretor da escola de samba - Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Última participação de Neguinho como intérprete da Beija-Flor será em homenagem a Laíla, ex-diretor da escola de samba – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

No seu último carnaval, o enredo a ser cantado por Neguinho da Beija-Flor será em homenagem a Laíla, ex-diretor da escola que morreu em 2021 e esteve presente em 13 títulos da azul e branca.

“Chegou a minha hora. Em 2025, cantarei a exaltação de meu parceiro Laíla como epílogo dessa odisseia que durou meio século de folia e felicidade. Superou muito meus melhores sonhos. E continuarei lhe amando. Você pode contar comigo por toda a eternidade. Obrigado por tudo, minha escola, minha vida, meu amor. Olha a Beija-Flor aí, gente!”, finaliza a carta.

Leia a carta de despedida na íntegra:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Neguinho da Beija-Flor (@neguinhodabeijafloroficial)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.