Confira como foi o modelo proposto pela FCF para o Catarinense 2025

O Campeonato Catarinense de 2025 teve seu modelo definido durante o conselho técnico realizado na sede da FCF na última terça-feira. Apesar disso, a Federação havia proposto um modelo diferente do que foi aceito pelos clubes, com dois grupos de seis clubes incluindo quartas-de-finais e um quadrangular de descenso.

Conselho técnico do Campeonato Catarinense reuniu representantes dos 12 clubes – Foto: JP Bianchi/ND

O presidente da FCF, Rubens Angelotti falou após o conselho técnico sobre a fórmula do campeonato que foi decidida pelos clubes e também sobre a proposta da Federação. Para Rubens, a fórmula de disputa que partiu da Federação traria mais emoção para o campeonato.

“A fórmula foi bem debatida, tinham duas formas para debater e mais a forma que foi esse ano. A Federação apresentou duas fórmulas para os clubes. A escolhida ao final não foi a fórmula ideal que a federação queria, que era um campeonato com dois grupos de seis times. Ao nosso ver, teríamos um campeonato com mais mata-matas e mais emoção, mas infelizmente os clubes não aprovaram essa fórmula”, disse Rubens Angelotti.

Os dois grupos propostos pela Federação seriam:

Grupo A: Criciúma, Avaí, Marcílio Dias, Joinville, Chapecoense e Caravaggio.

Grupo B: Brusque, Barra, Figueirense, Hercílio Luz, Concórdia e Santa Catarina.

Conselho técnico do Campeonato Catarinense 2025 definiu o modelo para a próxima temporada – Foto: Reprodução/FCF

Os times dos dois grupos se enfrentariam, resultando em quartas-de-finais com ida e volta, assim como seria feito nas semi-finais e também na final do campeonato.

Os dois últimos colocados de cada grupo formariam um quadrangular final, denominado Taça das Cidades, para definir os dois rebaixados à segunda divisão do campeonato Estadual.

Um dos clubes que não concordou com a proposta feita pela Federação, foi o Caravaggio, com a argumentação de que o clube poderia jogar apenas três partidas em casa logo na temporada em que conqusitou o acesso à primeira divisão.

Fórmula definida: Catarinense 2025

A fórmula de 2025 sofre algumas alterações em relação aos anos anteriores. As equipes seguirão se enfrentando em turno único na primeira fase, contudo, apenas os quatro primeiros avançam ao mata-mata. Além disso, os dois últimos serão rebaixados à Série B.

As partidas das semifinais serão disputadas em jogo único, com as duas de melhor campanha na primeira fase tendo o direito de jogar em casa. Em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga para a final será nos pênaltis.

Já a final será disputada em confrontos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a equipe de melhor campanha fica com o título.

A previsão de término do campeonato é no dia 22 de março, um sábado. O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil de 2026.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.