Abelardo Luz, Oeste de SC, registrou novamente prejuízos por conta do temporal que atingiu o município nesta quinta-feira (21). Um barracão na linha Papuã II ficou destruído com o vendaval. Ao todo, 51 cabeças de gado estavam no local.
Conforme um levantamento realizado pela Defesa Civil, um animal morreu e 12 ficaram feridos. As vacas machucadas foram atendidas por um veterinário na propriedade.
Outros estragos
O temporal também destelhou edificações em outras propriedades nas proximidades e na área urbana de Abelardo Luz. A chuva e os ventos prejudicaram a rede elétrica com a falta de energia.
Em atualização, a Defesa Civil informou que a energia já foi restabelecida na maioria dos municípios afetados. Conforme o órgão, alguns pontos isolados ainda podem estar sem luz.
Vendaval no aviário
Na quarta-feira (20) a Defesa Civil confirmou uma microexplosão em outra localidade de Abelardo Luz. Um aviário ficou totalmente destruído com a força da chuva e dos ventos. Espaço abrigava 28 mil frangos.
Nesta quinta-feira (21), o prefeito, Nerci Santin, se reuniu com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, e com o responsável pela Defesa Civil do Município, Natanael Coelho para avaliar os estragos.
Municípios afetados
Na última atualização da Defesa Civil, na tarde desta quinta-feira (21), 11 edificações foram destelhadas e 22 pessoas afetadas em Abelardo Luz, Ouro Verde, Ipuaçu, Xanxerê e Xaxim.
Barracão ficou destruído com o vendaval no interior de Abelardo Luz – Vídeo: Defesa Civil/Jornal Falcão/Divulgação/ND