
Em outubro, um alpinista estava escalando uma montanha quando foi surpreendido com por duas asas saindo debaixo das pedras. Ao conferir do que se tratava, encontrou dois animais majestosos: uma dupla de águias.

A princípio, Kelston prontamente se dispôs a ajudar a ave, que estava presa embaixo das pedras – Foto: Raven Ridge Wildlife Center/Reprodução ND
Alpinista avista os animais majestosos presos em montanha
O alpinista Kelston estava escalando as paredes naturais do Parque Estadual Susquehanna Riverlands, na Pensilvânia, Estados Unidos, quando avistou as asas.
A princípio, Kelston prontamente se dispôs a ajudar a ave, que estava presa embaixo das pedras. Mas, quando observou mais de perto, percebeu que na verdade haviam duas águias presas no local.

Os socorristas do DCNR chamaram uma especialista em águias, para garantir que o resgate fosse feito da melhor forma possível. – Foto: Raven Ridge Wildlife Center/Reprodução ND
Kelston logo contatou o Departamento de Conservação e Recursos Naturais da Pensilvânia (DCNR), que enviou membros da equipe para a base da trilha para o resgate.
Especialistas no resgate
Os socorristas do DCNR chamaram uma especialista em águias para garantir que o resgate fosse feito da melhor forma possível. Uma voluntária de captura e transporte de vida selvagem, Tracie Young, e uma reabilitadora de vida selvagem, também foram escaladas para o resgate.

“Eu fiquei tipo, não acredito nisso”, relatou a reabilitadora à uma página de notícias – Foto: Raven Ridge Wildlife Center/Reprodução ND
“Eu fiquei tipo, não acredito nisso”, relatou a reabilitadora a uma página de notícias. A profissional conta que imaginou que as asas dos animais estavam quebradas.
O resgate das águias
Os especialistas reunidos removeram as pedras pesadas e, com cuidado, conseguiram libertar as aves e colocá-las em caixas. As águias foram rapidamente levadas para uma avaliação mais aprofundada no Centro de Reabilitação Animal Raven Ridge.
Os veterinários trataram as aves e realizaram vários testes nos ferimentos. Com terapia e cuidados constantes, elas conseguiram se recuperar.

Com cuidados diários, os animais majestosos se recuperaram. – Foto: Raven Ridge Wildlife Center/Reprodução ND
Cerimônia de soltura das aves
Com o tempo, as aves começaram a mostrar sinais de agressividade, sinalizando que estavam prontas para serem livres novamente. Na segunda-feira (11), no Dia dos Veteranos, uma cerimônia de soltura foi realizada. O momento emocionou quem estava envolvido no resgate das aves.

As aves foram soltas juntas, por serem um casal. – Foto: Raven Ridge Wildlife Center/Reprodução ND
O Centro de Reabilitação Raven Ridge comentou sobre a cena e a motivação para libertar os animais em conjunto em uma publicação no Facebook.
“Acreditamos que elas são um casal acasalado e soltá-las juntas não apenas honra seu vínculo, mas incorpora o espírito de resiliência e esperança que o Dia dos Veteranos representa”, explicou.