Projeto de lei quer proibir músicas com apologia ao crime e às drogas nas escolas de SC

Apologias

Começou a tramitar no Legislativo estadual projeto de lei do deputado Jessé Lopes (PL) que proíbe a execução de músicas e videoclipes com letras e coreografias que façam apologia ao crime, ao uso de drogas, ou expressem conteúdos verbais e não verbais de cunho sexual e erótico, nas unidades de ensino públicas e privadas do Estado. Se for feita uma peneira, pouco seria permitido. Em qualquer lugar pode-se ouvir as infames letras dos gêneros funk e sertanejo. De extremo mau gosto e depreciando, sempre, a mulher.

Arquibancada

O peso político de SC no Congresso Nacional já foi muito melhor. É o que se pode dizer acerca de todas as intensas tratativas (e inevitáveis negociatas) relacionadas ao comando da Câmara dos Deputados nos próximos dois anos em que o PT e o PL, que se odeiam, estão juntos para compartilhar a Mesa Diretora e as comissões legislativas da Casa. Não consta a presença de nenhum deputado federal de SC (nenhum mesmo) participando do processo. Pensando bem….

Restrição territorial

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a UFSC suspenda processo seletivo para tutor à distância, para curso de extensão, formação para docência e gestão para a educação das relações étnico-raciais e quilombolas, por estabelecer, como uma das condições para inscrição, que o candidato tenha residência comprovada em SC. A exigência não tem amparo legal. Registre-se: a natureza da atividade de tutoria é na modalidade à distância, o que torna a exigência uma afronta ao princípio da razoabilidade na administração pública. De se admirar tal iniciativa da UFSC, onde a presença catarinense, em todos os sentidos, vem se tornando minoritária.

Alegria e tristeza

Em Santos, onde mora o ex-craque lagunense Mengálvio Figueiró, atualmente com 85 anos, que disputou pela Seleção Brasileira a Copa do Mundo de 1962 como reserva de Didi, no Chile, quando o Brasil conquistou o bicampeonato mundial, comemorou a volta do seu Santos à divisão de elite do futebol brasileiro. Enquanto isso, outro famoso ex-craque barriga-verde, Zenon, é só tristeza. Seu Guarani, de Campinas, que já foi campeão brasileiro e onde ele jogou na companhia de Careca, Evair e Renato Rocha, entre outros, caiu para a Série C.

Guinness

Com tantos deslumbrados, inclusive em SC, capazes de matar a mãe para ter 15 segundos de fama, pelo motivo mais besta que seja, e ganhar três linhas no livro Guinnes, louve-se uma conquista realmente de mérito da atriz Fernanda Montenegro com a leitura dramática de Simone de Beauvoir, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, em 18 de agosto de 2024, para 15 mil pessoas que foram vê-la apresentar o espetáculo.

Sombra na praia

Não será surpresa se, pela via jurídica de rubrica federal, entrar areia no megalomaníaco projeto da maior construção residencial do mundo, o edifício Senna Tower, de 500 metros de altura, em Balneário Camboriú. Há movimentos, oficiosos ainda, em tal sentido, devido aos potenciais prejuízos ambientais, já que um estudo identificou que o edifício vai projetar sombra sobre a praia central entre 14 e 17 horas. O estudo é questionado pela construtora FG.

Tudo a ver

Faz sentido sair da Câmara dos Deputados, através de sua autora, Erika Hilton (Psol-SP), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir a jornada de trabalho a 36 horas semanais (6×1), sem mudança de salário e sem avaliar perdas de produção e resultados. Afinal, a Câmara paga salários obscenos, afora os penduricalhos, para jornadas de trabalho, quando muito, de três dias por semana, ou 3×4, com produtividade muito questionável.

Quem planta…

Desde o atentado do homem-bomba catarinense, semana passada, lê-se, vê-se e ouve-se centenas de opiniões aqui e acolá, mas nenhuma que se coaduna com o consciente do brasileiro isento que pensa um pouco além, ou seja, que os nossos ministros “supremos” estão colhendo o que plantaram. Seu abissal descrédito e hostilidade no momento diante da opinião pública tem origem principalmente em suas indecentes e mais que suspeitas decisões, principalmente monocráticas, que mandaram para o lixo provas irrefutáveis e contundentes da operação Lava Jato, corroboradas com delações premiadas de corruptos confessos.

Capital do Trator

O município de Irineópolis, em SC, passou a ter o título de Capital Nacional do Trator, conferido pela lei federal 15.015, publicada na quarta-feira passada no Diário Oficial da União. Promulgada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a norma é oriunda de projeto do senador Esperidião Amin (PP-SC). Em 2015, na terceira edição da Festa do Trator, o RankBrasil – Recordes Brasileiros, registrou em Irineópolis a quebra do recorde de desfile de tratores no país, com 910 veículos.

O post Projeto de lei quer proibir músicas com apologia ao crime e às drogas nas escolas de SC apareceu primeiro em O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.