Cientistas descobrem um túnel interestelar que liga o sistema solar a uma estrutura em Centauro

Os astrofísicos do Instituto Max Planck, localizado na Alemanha, usando dados do telescópio eROSITA, revelaram um mapa tridimensional da Bolha Quente Local (LHB), mais conhecida como “túnel interestelar” — uma área de gás aquecido ao redor do Sistema Solar.

Cientistas descobrem um túnel interestelar que liga o sistema solar a uma estrutura em Centauro – Foto: Canva/Divulgação/ND

Com imagens de raios-x, os cientistas identificaram um “túnel interestelar” conectando a LHB a uma superbolha na constelação de Centauro, onde se localiza Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol.

Túnel interestelar e suas formações

Conheça o a descoberta espacial e suas formações – Foto: MPE/Michael Yeung/Divulgação/ND

Este canal de gás quente conecta a LHB a outras regiões, criando uma espécie de caminho interestelar formada por explosões de supernovas e ventos estelares, fenômenos conhecidos como “retroalimentação estelar”, que moldam a estrutura galáctica.

Essa descoberta sugere que o Sistema Solar está em uma região dinâmica e ativa, influenciada por forças estelares que moldam a Via Láctea.

Representação do universo em espiral

Essa descoberta sugere que o Sistema Solar está em uma região dinâmica e ativa, influenciada por forças estelares que moldam a Via Láctea – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.