Brasil é o 5º país no mundo com mais casos de diabetes, alerta Ministério

São 16,8 milhões de adultos diagnosticados com diabetes no Brasil; especialista explica os principais sintomas e como evitar o surgimento da doença

Thiago Coutinho
Da redação

Estimativa apontam que 21,5 milhões serão vítimas do diabetes até 2030 / Foto: Freepik.com

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Até 2030, a estimativa das autoridades é que 21,5 milhões serão vítimas dessa doença. E nesta quinta-feira, 14, é celebrado do Dia Internacional do Diabetes, a fim de chamar atenção para a gravidade da doença.

“O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina”, explica a médica endocrinologista, Andrea Pombeiro. “A sua produção é insuficiente ou quando o corpo não é capaz de fazer bom uso da insulina que produz”.

O diabetes mellitus se divide em duas categorias. No Tipo 1, que acomete 5% a 10% da população brasileira, é mais comum entre adultos, mas algumas crianças também podem apresentar. “É uma doença autoimune em que há destruição das células beta pancreáticas das ilhotas de Langerhans que, como na maioria das doenças autoimunes, envolve a interação de fatores genéticos e ambientais”, explica a especialista.

No Tipo 2 o corpo não aproveita de maneira adequada a insulina produzida. “Diferentemente do diabetes tipo 1, não envolve fatores imunológicos. Os defeitos primordiais que caracterizam a diabetes tipo 2 são a resistência à insulina e a disfunção das células beta pancreáticas, que levam a uma secreção inadequada de insulina”, detalha.

Além dessas duas classificações, existem outras classificações da doença, como Diabetes Gestacional, MODY (Maturity Onset Diabetes of the Young) ou Diabetes do Adulto Jovem, Diabetes Neonatal e Diabetes Mitocondrial.

Hábitos saudáveis

A melhor maneira de prevenção contra o diabetes é levar um estilo de vida saudável. Prática regular de atividades físicas, hábitos alimentares mais saudáveis e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas é fundamental. “Os hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e exercício físicos, são muito importantes para evitar o aparecimento do diabetes, assim como outras doenças”, alerta Andrea. “Mesmo que haja fator genético envolvido, se todos conseguirem manter hábitos saudáveis, sem dúvidas conseguirão postergar o aparecimento de qualquer doença, inclusive do diabetes”, reitera.

Um dado interessante: no Brasil, o diabetes é mais comum em mulheres do que em homens — especialmente até os 54 anos. E alguns fatores explicam isso, de acordo com a médica endocrinologista: “1) Resistência à insulina: as mulheres têm maior resistência à insulina, o que pode ser causado pela menor quantidade de massa muscular e maior quantidade de gordura corporal em relação aos homens; 2) Diabetes gestacional: cerca de 4% das mulheres grávidas desenvolvem diabetes gestacional, que é caracterizada por um aumento dos níveis de glicose no sangue. A maioria das vezes, a doença é curada após o parto, mas as mulheres que a desenvolveram têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro; 3) Menopausa precoce: um estudo que acompanhou mulheres por dez anos concluiu que a menopausa precoce, por volta dos 40 anos, aumenta o risco de diabetes tipo 2”, detalha.

Desconhecimento

Outro dado importante mostra que 1 a cada 3 pessoas com diabetes não sabe ter a doença. Isso se dá porque os sintomas do diabetes podem demorara a aparecer. Antecipar-se à doença é fundamental para impedir seu avanço. Eis alguns sintomas que devem chamar atenção para uma possível presença do diabetes, de acordo com a especialista:

“Vontade frequente de fazer xixi, muita fome, sede, cansaço excessivo, visão turva, perda de peso, sangramento nas gengivas, prurido vaginal, feridas que demoram a cicatrizar. Para tentar se antecipar a doença, as pessoas, quando apresentarem esses sintomas acima, devem procurar o médico o mais breve possível”.

O post Brasil é o 5º país no mundo com mais casos de diabetes, alerta Ministério apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.