A dinâmica do assassinato brutal de Fernanda Aline Reinard, de 25 anos, foi revelada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (21). Ela foi encontrada morta na manhã do dia 11 de março dentro da própria casa, em um conjunto de quitinetes na rua Henrique Griebel, no bairro Itoupava Central, em Blumenau. A investigação apontou que a mulher foi morta pelo vizinho, um homem de 28 anos, que foi preso e confessou a autoria do homicídio.

Identificada mulher que foi encontrada morta na própria casa – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Fernanda chegou na residência por volta de 2h da madrugada de domingo (10), enviou uma mensagem para o ex-namorado e foi dormir. A partir disso, a Polícia Civil precisava traçar uma linha do tempo e descobrir se o autor do assassinato era alguém que acessou o conjunto de quitinetes pela área externa ou uma pessoa que já estava no local. O próximo passo foi analisar o perfil de cada morador e, nesse momento, a polícia chega ao proprietário de uma delas.
A polícia descobriu que o morador responde uma ação penal na cidade de Joinville pelo crime de assassinato de uma mulher de 25 anos. A similaridade dos casos levantou suspeita e acabou reforçando a linha de investigação de que ele poderia ser o autor.
De acordo com o delegado de Polícia Civil de Blumenau, Ronnie Esteves, o vizinho chegou a enviar uma mensagem de texto para uma amiga, dizendo que iria até a casa de Fernanda abusar da jovem. O vizinho contou em depoimento que conseguiu entrar na quitinete através de uma fresta aberta na janela. Ele conseguiu destrancar a porta e foi até o quarto da vítima.
“A Fernanda estava deitada de lado, ele ficou olhando e acabou atacando ela pelo pescoço. Ela tentou resistir, deve ter sido isso que a gente ouve [som captado pelas câmeras de segurança próximas as quitinetes], os gritos e os pedidos de socorro, e quando ela vira para ele, ele alcança uma faca e disfere quatro golpes na região esquerda do pescoço, tem uma lesão também produzida no ombro, ela desfalece e ele resolve mante relação sexual com ela”.
Causa da morte da mulher foi asfixia
Logo na sequência, o autor pega um fio de extensão de um ventilador da residência para estrangular a vítima. Ainda conforme o delegado, Fernanda morreu por asfixia. Depois do crime, o vizinho ainda toma banho na casa da vítima e leva consigo a televisão de Fernanda. “Ele sai da quitinete da mesma forma que entrou, ele acessa a porta pela janela, fecha a porta, vai para sua quitinete e toca a vida dele, passa a usar a TV da vítima”.
Na manhã desta quinta-feira (21), foi representado pela prisão temporária do suspeito e pela busca e apreensão na quitinete do vizinho. Na residência, a televisão estava ligada e a polícia pediu para que o homem fizesse login em uma plataforma de serviço streaming. O nome de Fernanda apareceu na tela e confirmou a tese da investigação. Segundo o delegado, o homem vai responder pelos crimes de homicídio e estupro.