95% das pessoas que usam a IA afirmam não confiar completamente nos resultados

A Pesquisa anual sobre comportamento de busca dos brasileiros, State of Search Brasil 5 da Hedgehog Digital, revelou que 95% das pessoas que usam IA afirmam não confiar completamente nos resultados gerados pelas ferramentas.

Na foto, pessoa de costa abrindo o Chat GPT que ilustra resultado da pesquisa onde pessoas que usam a IA afirmam não confiar completamente na ferramenta.

Mias da metade das pessoas que usam a IA afirmam não confiar completamente na ferramenta, diz pesquisa – Foto: Pexels/ND

A pesquisa ouviu mais de 4 mil pessoas, com 84% dos respondentes com idade entre 16 e 49 anos. Os entrevistados foram perguntados sobre a frequência que confiam nos resultados gerados por IA, apenas 5% afirmam sempre confiar. Os demais responderam que confiam frequentemente (24%), às vezes (49%), raramente (17%) e nunca (5%).

Por que pessoas que usam a IA afirmam não confiar completamente

A pesquisa State of Search Brasil 5 é promovida pela Hedgehog Digital, agência especializada em SEO. O estudo acontece anualmente e está em sua 5ª edição, com dados inéditos para entender o comportamento e busca dos brasileiros.

Entre os dados há também os principais motivos que levam as pessoas a acessar ferramentas de IA: 42%: criar textos ou outros documentos; 40%: aprender a fazer algo; 37%: traduzir textos; 25% criar imagens e ilustrações.

As ferramentas que usam IA generativa – capazes de criam conteúdos a partir de qualquer informação – são as que causam mais desconforto, diz pesquisa – Foto: Pexels/ND

Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Digital, afirma que isso demonstra que apesar da popularidade da inteligência artificial no Brasil, as pessoas ainda entendem que não é um resultado para se seguir de olhos fechados.

“A inteligência artificial veio para ficar, mas o público tem consciência da necessidade da checagem de informações, com muito menos confiança nos resultados gerados por ela do que nos buscadores como o Google ou nas redes sociais”, comenta Felipe.

Com o aumento do uso de IA e novos produtos como a IA Overviews na serp do Google e a Meta AI, a tendência é que o uso da tecnologia se popularize cada vez mais, apesar da desconfiança.

“Do último ano para cá a inteligência artificial entrou em nossas vidas rapidamente, e está em um amadurecimento contínuo para se tornar ainda mais confiável e, ao mesmo tempo, facilitar a vida dos usuários”, pontua Felipe Bazon. “As empresas que quiserem acompanhar esse cenário devem contar com profissionais que saibam a melhor forma de utilizar a tecnologia, ajudando na produtividade e na eficiência”.

Comportamento de busca do brasileiro

Além dos dados sobre o uso da inteligência artificial, o levantamento trouxe dados sobre quais ferramentas o brasileiro mais utiliza para buscar, qual o assunto mais pesquisado e formatos preferidos para consumo de conteúdos.

“O objetivo da State of Search Brasil sempre foi fornecer às empresas e ao mercado dados confiáveis e profundos para que possam tomar decisões mais estratégicas, baseadas no comportamento real de busca dos consumidores brasileiros”, relata Felipe.

Além de evidenciar que as pessoas que usam a IA afirmam não confiar no que as ferramentas disponibilizam de respostas, os resultados mostram que o brasileiro pesquisa mais pelo celular e sobre temas como compras, saúde e bem estar.

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