Esquenta eleição OAB/SC

A eleição para a presidência da OAB/SC tem aquecido os ânimos entre as três chapas concorrentes, cada uma com propostas distintas para o futuro da entidade e críticas à atual gestão. O pleito, marcado para o dia 22 de novembro, promete ser uma escolha entre continuidade, mudança independente e uma terceira via de renovação. Na terça-feira (12), a Chapa 2 – Basta!, liderada por Rodrigo Curi, teve seu registro indeferido pela comissão eleitoral, mas pretende recorrer da decisão. Conheça as chapas que disputam as eleições da OAB/SC 2024:

Chapa 01 – Muda OAB
A Chapa Muda OAB, liderada pela advogada Vivian De Gann, traz um discurso forte contra o que ela chama de “clubinho de elite” que teria tomado conta da entidade. Especialista em Relações do Trabalho e com uma sólida carreira acadêmica, Vivian concorre pela segunda vez à presidência da seccional catarinense. Ao lado do ex-presidente Tullo Cavallazzi Filho, Vivian promete devolver a OAB aos advogados.

“Existe uma onda de mudança que não tem mais volta. A OAB virou uma entidade omissa, um ambiente para poucos privilegiados. Um clubinho de elite com interesses pessoais que se sobrepõem aos interesses da categoria. Os advogados estão à mercê de sua própria sorte. Nós vamos devolver a OAB para os advogados”, disse Vivian.

Ela ainda afirma que sua chapa é independente e sem vinculação partidária, buscando uma gestão centrada exclusivamente nos interesses da advocacia. “Nós não temos vínculo com nenhum partido. Nosso partido é o partido dos advogados”, declarou Vivian.

Chapa 02 – Basta! (Indeferida, em recurso)
Rodrigo Curi, líder da Chapa Basta!, enfrenta o desafio do indeferimento de sua chapa pela comissão eleitoral, sob a alegação de não cumprimento da cota obrigatória de 30% de advogados negros. Em resposta, Curi afirmou que recorrerá da decisão para garantir sua participação no pleito. A Chapa Basta! representa uma terceira via, desvinculada dos grupos tradicionais de situação e oposição, e defende uma postura mais independente e combativa.

“Há anos, dois grupos se alternam no comando, transformando a OAB em um braço submisso do Judiciário, mais preocupada com interesses comerciais do que com a defesa dos advogados. Somos a terceira via para resgatar a força da nossa entidade e representamos a voz da advocacia que não suporta mais assistir calada à deterioração da OAB de Santa Catarina”, afirmou Rodrigo Curi.

Curi e sua equipe propõem o fim do Quinto Constitucional, defendem maior transparência na gestão e buscam fortalecer as prerrogativas dos advogados, numa tentativa de reposicionar a OAB como uma voz independente e ativa.

Chapa 03 – União, Trabalho e Transformação
A Chapa União, Trabalho e Transformação, liderada por Juliano Mandelli, é a chapa da situação e defende a continuidade dos avanços realizados sob a gestão de Cláudia Prudêncio, atual presidente da OAB/SC. Mandelli enfatiza a importância de medidas já implementadas, como a redução da anuidade e o aumento na tabela de honorários, e promete continuar com projetos voltados à modernização e apoio à advocacia.

“Estamos empenhados em seguir transformando a OAB Santa Catarina. Com a quitação da dívida histórica da entidade, que aconteceu neste ano, conseguiremos reduzir a anuidade na nova gestão e investir ainda mais”, disse Mandelli.

Juliano Mandelli também ressalta o impacto de outras conquistas da gestão, como os escritórios compartilhados em todas as subseções e a parceria com o hospital Einstein para telemedicina gratuita, além de novos parlatórios virtuais em presídios e a expansão do projeto OAB Por Elas, que apoia advogadas e advogados em diversas necessidades.

O post Esquenta eleição OAB/SC apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.