RS vai ganhar escultura para homenagear voluntários nas enchentes

Porto Alegre está prestes a ganhar uma grande obra de um artista renomado no país e no exterior para celebrar a coragem e o altruísmo dos indivíduos responsáveis por inúmeros resgates de vítimas das enchentes de maio deste ano no Rio Grande do Sul.

O Monumento ao Voluntário Anônimo, criado por Siron Franco e financiado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), será inaugurado no dia 2 de dezembro, às 18h30min, no Parque Pontal.

O monumento em homenagem aos voluntários anônimos representa a bravura dos cidadãos em momentos de situação extrema. Acreditamos que a força que está em cada indivíduo é capaz de causar impacto em toda a sociedade. Há 40 anos, esse princípio é exaltado pelo Instituto de Estudos Empresariais. O monumento representa esse conceito, com a intenção de mostrar de forma concreta a coragem de todos aqueles que fizeram a diferença no evento climático mais trágico da história do Rio Grande do Sul”, afirma a presidente do IEE, Paola Coser Magnani.

Com 27 metros de comprimento e 2 metros de altura, é feito de aço e formado por 30 perfis de homens e mulheres de mãos dadas, simbolizando o trabalho incansável dos voluntários civis que atuaram nos resgates.

O curador da iniciativa do monumento, Renato Malcon, que participou da primeira diretoria do IEE em 1984, empresário com extenso currículo na gestão de instituições culturais do estado, revela o entusiasmo demonstrado pelo artista quando foi convidado a criar a obra. Ele pontuou a relevância do extenso currículo do artista, a consistência de seu posicionamento como cidadão e os laços profundos com o estado:

Há 50 anos realizei minhas primeiras exposições em Porto Alegre. Eu era muito jovem, e fui superbem recebido por artistas mais velhos, como os mestres Ado Malagoli, Xico Stockinger e Vasco Prado. Com Iberê Camargo estive muitas vezes, ainda no Rio. Sempre tive muito carinho por essa terra, tendo participado de diversas exposições individuais e coletivas. Acompanhei pelo noticiário a enchente, o sofrimento, as perdas, assim como o salvamento realizado pelas pessoas. Os voluntários fizeram um trabalho realmente incrível e emocionante. Ao receber o convite, fiquei muito honrado, e fiz questão de aceitar imediatamente. É uma honra louvar essas pessoas que espontaneamente se envolveram nessas ações de salvamento, resgate”, complementa.

O post RS vai ganhar escultura para homenagear voluntários nas enchentes apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.