Medida extrema contra dengue: Prefeitura de Itajaí ‘invade’ imóvel para acabar com focos

A Prefeitura de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, precisou realizar mais um ingresso forçado em um imóvel abandonado no bairro São João para a limpeza de focos com riscos de dengue na última terça-feira (12).

Conforme o Município, foram eliminados no local recipientes com água parada. O ingresso forçado é uma medida extrema, realizada em último caso, visando realizar a intervenção de imóveis com risco de proliferação do mosquito da dengue e quebrar o ciclo de transmissão.

Prefeitura de Itajaí ‘invade’ imóvel para acabar com focos de dengue – Foto: SECOM Itajaí/ Divulgação

A Prefeitura também alega que as equipes tentaram contato com o proprietário do local para uma visita preventiva, mas sem sucesso. Todos os materiais que continham possíveis focos foram retirados do local.

Foi utilizada a legislação (leis 6.974/2018 e 13.301/2016) para possibilitar a vistoria e limpeza. Após a ação, o imóvel foi fechado.

“O Programa de Controle da Dengue segue com as ações de controle da doença, com aplicações de inseticida em locais de risco, mutirões de limpeza e conscientização da população. Precisamos do apoio da comunidade para minimizar os casos neste verão”, afirma Lucio Vieira, coordenador do programa.

Denúncias de outros focos

A NDTV Record Itajaí também recebeu avisos de telespectadores sobre outros focos de dengue na cidade. O primeiro próximo no bairro São Judas.

Segundo a moradora do bairro, o local já estaria com a piscina verde e água parada há algumas semanas. Ela conta que fez uma denúncia à Vigilância Sanitária sobre o local e não obteve retorno.

Casa estaria com água parada na piscina há semanas – Foto: Reprodução

Outro telespectador também alertou sobre um possível foco da doença na rua Ismael Orlando Evaristo, no bairro Cordeiros. Ele afirma que lá seria um terreno baldio cheio de lixo.

Situação da dengue em Itajaí

Somente neste ano foram registrados 34.509 casos confirmados de dengue e 39 mortes em decorrência da doença. Os bairros mais afetados são Cordeiros/Murta, São Vicente, Cidade Nova e Espinheiros.

Toda a situação pode ser acompanhada através do site do município. Além disso, denúncias de possíveis focos do mosquito transmissor podem ser feitas pelo aplicativo Conecta.í.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.