Ituporanga respira natureza, fé e gastronomia no Alto Vale catarinense

 Ituporanga, a terra da cebola e da santa no Alto Vale do Itajaí reúne ingredientes que movimentam o turismo em Santa Catarina. Visitantes da região e de todo estado podem se encantar com as belezas naturais e culturais do município durante todo ano, ou ainda degustar a culinária regional durante o Circuito Gastronômico Sabores de Ituporanga. A cidade, situada a 172 quilômetros da capital Florianópolis, conta com belas paisagens, forte tradição religiosa e uma gastronomia local rica, que conquista os visitantes com sabores autênticos. 

       Neste cenário de encantos, Ituporanga abre as portas para experiências inesquecíveis, desde trilhas e cachoeiras até templos de devoção e sabores únicos. Em constante desenvolvimento, a cidade tem investido na estrutura turística e no aprimoramento dos serviços para receber cada visitante com hospitalidade. Exemplo é o Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, inaugurado em 2022 e que já configura na lista dos maiores da região sul do Brasil. 

Visitantes da região e de todo estado podem se encantar com as belezas naturais e culturais do município durante todo ano, ou ainda degustar a culinária regional durante o Circuito Gastronômico Sabores de Ituporanga. Divulgação

       “Estamos avançando em infraestrutura e cuidando da experiência dos nossos visitantes, que encontram em Ituporanga um destino que une beleza natural, fé e a riqueza dos sabores locais”, comenta Paulo Roberto Ribeiro, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Eventos da Prefeitura. “Nosso diferencial está em acolher com carinho e qualidade, tornando cada visita especial”, finaliza. Confira alguns dos principais atrativos turísticos de Ituporanga: 

  1. Igreja Matriz Santo Estêvão 

É um dos principais pontos turísticos e cartões postais do município. Em 1922, 10 anos após o início da colonização de Ituporanga, então chamada de Generosópolis, foi inaugurada a primeira capela da cidade. Sua construção pode ser considerada o marco inicial do que hoje é a atual Igreja Matriz. A partir dela, onde foi realizada a primeira celebração de crisma ainda em 1922 e a primeira procissão de Corpus Christi em 1923, foi possível dar início à história da paróquia.

Localização: Praça Frei Gabriel, 148, Centro 

  1. Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor

O complexo turístico é um dos mais procurados do estado e conta com a maior estátua de Nossa Senhora de Lourdes do Brasil, a Cruz do Louvor, que possui 50 metros de altura e é a única Cruz Panorâmica do mundo. Tem ainda o terço representado por uma estrutura de 40 metros de altura, sendo o maior terço suspenso do mundo. Juntos, esses equipamentos compõem um complexo que busca a representatividade de todas as religiões. Aberto para visitação de terça-feira a domingo entre as 9he 18h.

Localização: Rua Santuário, Bairro da Gruta 

  1. Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Local de espiritualidade e contemplação em meio à natureza, com uma estrutura que acolhe visitantes e fieis em busca de paz e meditação. É um dos principais pontos de peregrinação religiosa do Alto Vale. Foi fundada em 1948 por Frei Arthur e é um espaço religioso cercado por muita natureza onde os visitantes têm uma vista incrível da paisagem e um belo riacho. A trilha até o altar da santa é composta por 15 estações que contam a história da Paixão de Cristo. Visitação das 9h às 19h. 

Localização: SC-350, Zona Rural 

  1. Cachoeiras e quedas d’água 

Pontos naturais de rara beleza, as cachoeiras e quedas d’água de Ituporanga atraem visitantes que querem estar perto da exuberância da natureza. Muitas são acessíveis para passeios e prática de fotografia. Entre as mais visitadas está a Cachoeira Salto Grande, a maior cachoeira da cidade, que originou o nome do município: y’tu (cachoeira) e poranga (bonito). O Salto Grande é uma queda do Rio Itajaí do Sul que tem em torno de cinco metros de altura e 180 metros de largura. 

Localização: o acesso é pela Rua Koerich e fica a 2 quilômetros do Centro

  1. Circuito Gastronômico Sabores de Ituporanga

Em sua segunda edição, o circuito reúne oito restaurantes e produtores locais em uma celebração dos sabores regionais, com pratos especiais e ingredientes frescos. O circuito está sendo realizado de 30 de outubro a 17 de novembro, nos estabelecimentos participantes com menus que custam entre R$ 35 a R$ 79. Em 2024 a inspiração para a criação dos pratos foram as comunidades religiosas espalhadas por toda cidade. Confira os estabelecimentos participantes: 

  • Baú do Bob – @baudobob 
  • Bendita Farinha Sem Glúten – @benditafarinhasemgluten
  • Chocolatier – @chocolatiersc
  • Clasen Park Hotel – @clasen_parkhotel
  • Divino Grão Café – @divinograocafeoficial
  • DSV Produtos Coloniais – @dsv_produtos.coloniais
  • Garden Beer em parceria com Gelo Itu – @gardenbeer2021e @fabricadegeloitu
  • Toscana Pizzaria – @toscanaituporanga

Mais informações @saboresdeituporanga

  1. Parque da Cidade

O Parque da Cidade é um dos principais espaços de lazer de Ituporanga, conta com 20 mil metros quadrados para descanso e prática de atividades físicas, com pista de caminhada, ciclovia, pista de skate, parquinho, academia infantil e quadras poliesportivas. O parque permanece aberto todos os dias da semana. 

Localização: R. Nelson Rosa Brasil – Bairro Jardim América 

O conteúdo Ituporanga respira natureza, fé e gastronomia no Alto Vale catarinense aparece primeiro em Hallo Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.