Estrangeiros no Brasil: Santa Catarina lidera ranking de contratações formais de imigrantes

Santa Catarina foi o estado que mais realizou contratações formais de imigrantes em 2024, com 15 mil vagas ocupadas por estrangeiros. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados) e foram analisados pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina). O relatório é referente ao período de janeiro a setembro deste ano.

Santa Catarina lidera contratações formais de imigrantes em 2024 – Foto: Eduardo Valente/Secom

Em comparação com o mesmo período no ano passado, ocorreu um aumento de 53% no saldo de vagas de estrangeiros. A pesquisa considera as contratações formais, ou seja, com carteira assinada.

Contratações formais de imigrantes: onde trabalham os estrangeiros em SC

Nas contratações formais de imigrantes em SC, o setor que mais empregou estrangeiros foi a Indústria, com 8,3 mil vagas. Em seguida está o setor de serviços, com 3,4 mil; setor de construção (1,2 mil); e agropecuária, com 171.  Somente em Chapecó foram 2.011 estrangeiros que entraram no mercado de trabalho entre janeiro e setembro.

Vista aérea de Chapecó, que teve 2.011 vagas preenchidas por imigrantes de janeiro a setembro de 2024

Chapecó teve 2.011 vagas preenchidas por estrangeiros de janeiro a setembro de 2024 – Foto: Reprodução/ND

Quanto à nacionalidade, a análise da Facisc aponta que os imigrantes mais contratados foram os venezuelanos, argentinos, cubanos e haitianos.

Indústrias que mais contrataram estrangeiros

Os maiores volumes de contratações formais de imigrantes foram nos frigoríficos de carne suína e de aves, com 3,3 mil vagas. Elas são voltadas principalmente para profissionais responsáveis por abater, desossar, processar e identificar animais para consumo.

Com 3,3 mil vagas, frigoríficos se destacam entre os setores da indústria que mais contratam imigrantes em Santa Catarina. Para ilustrar, trabalhadores em uma linha de produção em um frigorífico

Com 3,3 mil vagas, frigoríficos se destacam entre os setores da indústria que mais contratam imigrantes em SC – Foto: Reprodução/Fiesc/Eduardo Marques/ND

A análise da Facisc também destaca a área de fabricação de eletrodomésticos. Trabalhadores estrangeiros estão contratados principalmente como montadores de equipamentos elétricos e operadores de linha de montagem.

Veja as áreas da indústria de maior destaque:

  1. Indústria alimentícia: 4,2 mil vagas, com destaque para os frigoríficos em Chapecó;
  2. Produção de equipamentos elétricos: 490 vagas, com destaque para Joinville;
  3. Confecção: 440 vagas, com destaque para Blumenau, Pomerode, São Carlos e Palmitos
  4. Produtos plásticos: 404 vagas, com destaque para Joinville
Adicionar aos favoritos o Link permanente.