O que é e como funciona o Atendimento Pré-hospitalar (APH)

Help Emergências Médicas

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é a assistência médica prestada a pacientes em situações de emergência antes de chegarem ao hospital – Foto: Divulgação

Ninguém está livre de passar por uma situação de urgência e emergência. Inclusive, você já parou para pensar em como funciona o atendimento nesses casos? Para garantir uma resposta rápida e eficiente, foram criados os serviços de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) – práticas importantes, que fazem toda a diferença em situações críticas.

O que você precisa saber sobre o Atendimento Pré-Hospitalar

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH), como o próprio nome sugere, é a assistência médica prestada a pacientes em situações de emergência antes de chegarem ao hospital – geralmente em regime de urgência. Você pode pensar nele como um socorro inicial, aquele que ocorre nos primeiros momentos após um acidente ou outra emergência médica.

Quando ocorre uma emergência médica, um sistema organizado de triagem e atendimento entra em ação para garantir a assistência necessária ao paciente. Este sistema avalia inicialmente a gravidade do caso e pode determinar se o socorro deve ser prestado por uma equipe básica ou avançada. Diante disso, os profissionais se deslocam até o local da emergência e oferecem os cuidados necessários – que podem variar de acordo com a complexidade do diagnóstico.

É importante saber que o APH desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente, pois além de facilitar o transporte do mesmo, também oferece um atendimento rápido e imediato, fazendo a diferença em situações críticas, que podem gerar sequelas ou até mesmo, levar a óbito.

O objetivo dessas práticas é estabilizar a condição do paciente, prevenir complicações adicionais para que, dependendo do caso, ele possa ser encaminhado a um tratamento mais avançado.

Como o Atendimento Pré-Hospitalar é realizado?

Este tipo de atendimento é realizado por equipes treinadas em serviços de emergências, envolvendo médicos, enfermeiros, motoristas capacitados e outros profissionais, e você pode solicitá-lo em situações diversas – ferimentos por arma de fogo, ataques cardíacos, derrames, quedas e acidentes de carro são algumas delas.

Ao chegarem no local, os profissionais avaliam rapidamente a condição do paciente, realizam procedimentos básicos, como fornecer oxigênio e medicamentos médicos para alívio da dor e controlar sangramentos.

Além disso, o APH pode ser dividido em três fases iniciais: fase de reconhecimento e avaliação; fase de tratamento e de transporte. E elas podem se sobrepor ou serem realizadas em uma ordem diferente, dependendo da emergência.

Durante a fase de avaliação, a equipe médica garante a segurança do ambiente e avalia o paciente em busca de sinais vitais, alergias, medicamentos ou problemas médicos pré-existentes.

Na fase de tratamento os profissionais de APH realizam os procedimentos para estabilizar a condição do paciente, prevenir complicações e possíveis sequelas.

Já na fase de transporte, se a situação exigir, o paciente é transferido com segurança para o hospital ou outra instituição médica, para o tratamento adequado. Durante o transporte, a equipe monitora as condições e fornece tratamentos adicionais, quando necessário.

Confira quais são os protocolos de APH

Dentro do Atendimento Pré-Hospitalar existem diferentes protocolos que guiam os profissionais em diversas situações de emergência. Conheça os mais comuns:

Protocolo de Suporte Básico de Vida (BLS): é usado para tratar pacientes com emergências médicas e traumas. Ele inclui técnicas para manter as vias respiratórias, controlar hemorragias, imobilizar fraturas e até mesmo administrar oxigênio e medicações básicas.

Protocolo de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS): é usado em emergências cardíacas, como taquicardia ventricular, fibrilação ventricular e parada cardíaca.

Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar a Crianças (PALS): emergências pediátricas também têm seu próprio protocolo e o PALS é usado para lidar com situações médicas, cardíacas e traumáticas em crianças.

Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma (PHTLS): usado em pacientes com lesões traumáticas, como fraturas, queimaduras, ferimentos por arma de fogo, entre outros.

Inclusive, todos os protocolos são estabelecidos por organizações renomadas, entre elas a American Heart Association (AHA) e o National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT). Eles são atualizados constantemente, com base em pesquisas e práticas clínicas recentes, assegurando o cuidado com o bem-estar dos pacientes.

Como funciona o Atendimento Pré-Hospitalar da Help Emergências Médicas

Quando o atendimento pré-hospitalar é ágil e preciso, os resultados são notáveis: vidas são preservadas, sequelas minimizadas e os custos médicos reduzidos. Essa é a prova do poder de uma resposta rápida em situações de emergência.

Falando nisso, você sabia que a Help conta com planos de urgência e emergência para toda a sua família e Atendimento Pré-Hospitalar durante 24 horas no próprio local em que a pessoa se machucou, evitando a necessidade de deslocamento do paciente?

Os planos da Help Emergências Médicas servem como uma cobertura complementar aos tradicionais planos de saúde, pois seus profissionais realizam o atendimento quando os associados mais precisam – uma vez que a maior parte das emergências médicas ocorrem longe dos hospitais e nem sempre o atendimento é rápido.

Além do Atendimento Pré-Hospitalar, a Help possui UTIs móveis modernas e equipadas para cada tipo de necessidade, com equipamentos como eletrocardiógrafo, dosador de enzimas cardíacas e mais de 40 medicações, além de realizar suturas e outros procedimentos no próprio local.

Sua equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas capacitados e certificados e, inclusive, médicos clínicos capacitados e experientes em atendimentos pediátricos.

A empresa também oferece acompanhamento médico desde a primeira ligação, com monitoramento do paciente à distância até a chegada da equipe de atendimento. E você também tem acesso à Telemedicina, um serviço que funciona 24 horas por dia, oferece orientação médica, a possibilidade de tirar dúvidas sobre sinais, sintomas, medicações, tratamentos, requisição de exames e renovação de receitas.

Para mais informações sobre os planos, é só acessar o site da Help.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.