BC Lança Pix por Aproximação para Google Pay, Mas Bancos Antecipam Ferramenta

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Depois de vários meses prometendo o Pix por aproximação, o Banco Central (BC) anunciou a ferramenta na segunda-feira (04). Mas não é todo mundo que poderá ter acesso à ferramenta. Em um primeiro momento, a modalidade só estará disponível para os usuários das carteiras digitais do Google. O público-geral terá acesso a partir de fevereiro de 2024

Leia também

Forbes Money

Os Bilionários por trás de Trump e Kamala Harris nas Eleições

Forbes Money

Donald Trump ou Kamala Harris, Quem é Melhor para a Economia Brasileira?

Logo Nvidia - Foto: Dado Ruvic - Reuters
Forbes Money

Nvidia Desbanca Apple Como a Empresa Mais Valiosa do Mundo

Por conta da praticidade da ferramenta, alguns bancos brasileiros já estavam fazendo a antecipação do projeto, permitindo que os seus clientes já pagassem utilizando o Pix por aproximação — é o caso do C6, PicPay e, em breve, do Itaú. O serviço é oferecido por meio de uma parceria com o Google Pay. O Banco do Brasil também oferece a modalidade, mas sem parceria com o Google Pay. Desde 11 de outubro, clientes selecionados conseguem realizar compras por antecipação em alguns estabelecimentos cadastrados em São Paulo e Brasília por meio do próprio aplicativo.

Os pagamentos serão realizados aproximando o celular da máquina de cartão, por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC) que permite a comunicação entre dispositivos. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que está satisfeito em disponibilizar a primeira solução de pagamento por aproximação e que há medidas de segurança sendo adotadas para limitar movimentação de realizações de aparelhos desconhecidos. 

PIX - Foto: Marcello Casal Junior - Agencia Brasil

Para utilizar a ferramenta, o usuário precisará ter um sistema Android com recursos de NFC instalados. O Google Pay também implementará o Modo Noturno, que restringe transações Pix para contas desconhecidas entre 20h e 6h.

O projeto do Pix por aproximação

O Pix por aproximação foi aprovado pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em julho. Através do open finance (ambiente regulatório que permite a integração de diferentes sistemas financeiros), o Google Pay pode atuar como um iniciador de pagamentos, permitindo que usuários realizem ações de forma rápida, sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira.

Essa tecnologia, conhecida como iniciador de transação de pagamento (ITP), é uma ferramenta que utiliza o open finance e o NFC para iniciar e realizar pagamentos.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Segundo Pedro Romero, diretor de Wallet & Banking no PicPay, o Pix por aproximação aumenta a inclusão. “Se antes só quem tinha um cartão podia se aproveitar dessa vantagem, agora todos podem ter a mesma agilidade e facilidade ao realizar seus pagamentos. Isso ajuda a eliminar barreiras e nos coloca diante de mais um marco na evolução da experiência financeira brasileira”, diz.

Escolhas do editor

Getty Images
Escolhas do editor

Os 15 Países Mais Seguros para Viajar em 2025

Getty Images
Carreira

4 Razões para se Exercitar Antes do Fim do Expediente

João Sal
Escolhas do editor

The Party: Forbes Brasil Celebra 12 Anos em Noite de Gala em São Paulo

O post BC Lança Pix por Aproximação para Google Pay, Mas Bancos Antecipam Ferramenta apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.