Mais de 500 Funcionários da Amazon Fazem Petição Contra o Presencial

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Mais de 500 funcionários da Amazon enviaram uma carta ao CEO do braço de computação em nuvem da companhia na última semana pedindo que o executivo reconsiderasse suas declarações e sua postura em relação à política de retorno ao escritório.

Em uma reunião geral da empresa no mês passado, Matt Garman, CEO da WAS (Amazon Web Services) defendeu a nova política de trabalho totalmente presencial anunciada em setembro pelo CEO, Andy Jassy e que entra em vigor em janeiro de 2025. Garman sugeriu que aqueles que não desejam trabalhar presencialmente cinco dias por semana podem pedir demissão e procurar outras oportunidades.

Carta foi assinada por 523 funcionários da Amazon

The Associated Press

Carta contra o retorno ao escritório foi assinada por 523 funcionários da Amazon

“Como funcionários da AWS e da Amazon, que trabalham incansavelmente todos os dias para inovar e atender nossos clientes, ficamos indignados ao ouvir a justificativa sem embasamento em dados que você deu para impor uma obrigação de cinco dias no escritório na Reunião Global da AWS, em 17 de outubro”, começa a carta dos funcionários.

“Ao impor rigidamente uma cultura de cinco dias no escritório e dizer aos funcionários que não podem ou não querem contribuir para a missão da empresa dessa maneira específica que ‘existem outras empresas por aí’, você está silenciando perspectivas críticas e prejudicando nossa cultura e nosso futuro”, continua o memorando, obtido pelo Business Insider.

O trabalho híbrido funciona?

Garman também havia dito que a maioria dos funcionários com quem conversou apoia o mandato da companhia, e alegou que o modelo híbrido atual – que exige três dias no escritório – não foi bem-sucedido. “Quando queremos realmente inovar em produtos interessantes, eu ainda não vi a capacidade de fazer isso sem estarmos presencialmente.”

A carta, assinada por 523 funcionários (sendo 172 deles identificados com nome), afirma que as declarações de Garman são “inconsistentes com as experiências de muitos funcionários”.

Na última quinta-feira (31), a Amazon divulgou um aumento de 11% em sua receita no terceiro trimestre, impulsionado pelo crescimento robusto de sua divisão de computação em nuvem. A receita da AWS aumentou 19%, alcançando US$ 27,5 bilhões, um salto significativo em relação aos 12% de crescimento registrados no mesmo trimestre do ano passado.

O CEO da Amazon, Andy Jassy, justificou o retorno ao escritório como uma oportunidade para ampliar a colaboração e impulsionar a inovação. Segundo ele, sua experiência nos últimos 15 meses trabalhando no escritório reforçou sua convicção sobre as vantagens do trabalho presencial tradicional.

“Quando olhamos para os últimos cinco anos, continuamos acreditando que as vantagens de estarmos juntos no escritório são significativas”, escreveu Jassy em uma postagem no blog da empresa. “Observamos que é mais fácil para nossos colegas aprender, praticar e fortalecer nossa cultura; colaborar, fazer brainstorm e inventar é mais simples e eficaz; ensinar e aprender uns com os outros é mais fluido; e as equipes tendem a estar melhor conectadas umas com as outras.”

No entanto, a nova política foi recebida com uma oposição imediata entre os funcionários. Muitos dos profissionais da gigante da tecnologia estão, supostamente, buscando novas oportunidades de emprego em outras empresas em resposta ao novo modelo de trabalho.

Os signatários da carta argumentam que a nova obrigatoriedade impacta injustamente vários grupos de funcionários. Isso inclui pais que trabalham, especialmente aqueles com filhos pequenos, além de cuidadores. Eles também apontam que a nova política representa desafios para funcionários neurodivergentes e aqueles com deficiências ou transtornos. Funcionários que têm vistos de trabalho estão particularmente vulneráveis, pois devem cumprir a regra ou correr o risco de precisar deixar suas casas se saírem do emprego.

Em uma declaração enviada por e-mail, a porta-voz da Amazon, Margaret Callahan, afirma que a empresa está compartilhando orientações com os funcionários. “Oferecemos uma série de recursos, dependendo da sua localização, incluindo acesso a opções de cuidado com idosos e pet sitters, além de assinaturas gratuitas para serviços de referência online onde podem encontrar cuidadores confiáveis.”

Segundo Callahan, a empresa ainda oferece uma variedade de benefícios e serviços de transporte projetados para proporcionar flexibilidade aos funcionários em seu deslocamento até o escritório. Esses benefícios variam conforme a localização e incluem opções como transporte público financiado ou reembolsado, transporte fretado gratuito, um subsídio mensal flexível para despesas com caronas, caronas compartilhadas e despesas com bicicletas.
Amazon pode liderar um movimento?

Embora a taxa do regime presencial em grandes empresas de tech tenha aumentado ligeiramente de 5% no segundo trimestre de 2024 para os atuais 7%, ela vinha caindo antes disso. No início do ano passado, 13% das empresas exigiam presença diária no escritório.

Poucas exigem que os funcionários trabalhem presencialmente todos os dias, como a Tesla e a NCR. A maioria pede de dois a três dias no escritório por semana, assim como Apple, Meta e a Amazon (até agora).

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A discussão sobre os modelos de trabalho voltou a pautar os corredores corporativos e a nova política da Amazon ainda pode influenciar outras companhias.

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