O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisa nesta quarta-feira (20) o pedido de homologação da sentença que condenou o ex-jogador Robinho na Itália. A sessão inicia às 14h.

Ex-jogador será julgado nesta quarta – Foto: Rafael Ribeiro/CBF/divulgação/ND
O pedido de homologação do governo da Itália busca que o atleta cumpra a pena no Brasil pela condenação de nove anos por estupro de uma jovem em uma boate.
O ex-jogador foi condenado em última instância, na Itália, em 2020. Porém, Robinho deixou o país e veio para o Brasil. Ele está em liberdade, pois não há extradição de cidadãos brasileiros para outros países.
Entenda como será o julgamento de Robinho
A Corte Especial do STJ será formada pelos 15 ministros com mais tempo de casa. A sentença do ex-jogador será homologada se oito ministros forem favoráveis a Robinho cumprir a pena.
A sessão será presidiada pelo vice-presidente do Tribunal, Og Fernandes, e que só irá votar em caso de empate. O ministro Francisco Falcão será o relator.
O que pode acontecer
- O STJ pode concordar com o pedido da justiça italiana e decretar a prisão do ex-jogador
- O Supremo Tribunal de Justiça pode rejeitar o pedido e ele só seria preso caso retornasse para a Itália
- O STJ pode reiniciar o processo de estupro em solo brasileiro
Assista ao vivo o julgamento
Também estão na pauta do colegiado outros processos, como a ação derivada da Operação Faroeste, deflagrada para apurar esquema de compra de sentenças em disputas de terras na região oeste da Bahia.