A declaração do Imposto de Renda 2024 começou nesta sexta-feira (15) e vai até 31 de maio. O Grupo ND compilou um passo a passo para auxiliar o contribuinte durante este processo.

Imposto de Renda 2024: passo a passo para declarar o IRPF – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND
Passo a passo para declarar o Imposto de Renda 2024
1 – Reúna os documentos necessários
Antes de iniciar a declaração, reúna os documentos essenciais, como comprovantes de rendimentos, recibos de despesas médicas, comprovantes de educação, entre outros.
2 – Baixe aplicativo ou programa
Depois é necessário baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda ou acessar o site da Receita Federal e fazer o download do Programa Gerador de Declaração (PGD). Veja como baixar o programa aqui.
3 – Escolha o tipo de declaração
Assim de fazer o download do aplicativo ou programa, será necessário escolher o tipo de declaração, simplificada ou completa. Essa escolha deve ser feita com base nas deduções e situação financeira.
Para contribuintes com poucas despesas dedutíveis, a declaração simplificada é uma boa opção. Já quem possui despesas significativas, a declaração completa pode ajudar a reduzir o imposto devido.

Imposto de Renda 2024 – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND
4 – Informe seus rendimentos
Informe todos os seus rendimentos do ano-calendário de 2023, incluindo salários, aposentadorias, aluguéis, entre outros. Utilize os comprovantes de rendimentos fornecidos pelas fontes pagadoras.
5 – Deduza despesas e contribuições
Ao fazer a Declaração do Imposto de Renda 2024, informe as despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e contribuições previdenciárias. Veja a lista do que pode ser deduzido aqui.
6 – Declare bens e direitos
Aqui será necessário informar os bens e direitos, como imóveis e veículos, além de eventuais dívidas. Neste caso, deve-se informar o ano de aquisição, custo, e outros detalhes exigidos.
7 – Envie a declaração
Após preencher todas as informações, é aconselhável revisar a declaração para checar inconsistências. Depois disso, envie a declaração à Receita Federal.

Edifício da Receita Federal em Salvador, Bahia – Foto: Getty Images/ND
8 – Guarde os comprovantes
Não se esqueça de guardar todos os comprovantes e documentos utilizados na declaração. Eles podem ser solicitados pela Receita Federal para eventuais verificações.