Salon International de l’Alimentation Pode Gerar até US$ 3 bi para o Brasil

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Inovações alimentares são um ponto forte da SIAL Paris

A SIAL (Salon International de l’Alimentation) é uma das maiores e mais importantes feiras internacionais do setor alimentício. Fundada em 1964, a SIAL acontece bienalmente em Paris, na França, e reúne profissionais da indústria de alimentos e bebidas de todo o mundo. O evento 2024, aconteceu nesta semana, entre 19 e 23 de outubro. A SIAL é uma plataforma global para a inovação alimentar, conectando produtores, distribuidores, e varejistas com o objetivo de apresentar novas tendências, produtos e tecnologias que moldam o futuro da alimentação e aconteceu nesta semana. A feira recebeu 285.000 visitantes e 7.500 expositores de 130 países.

Este ano, o evento se destacou por temas centrais como sustentabilidade, inovação tecnológica e responsabilidade social corporativa (CSR). Entre as principais atrações, o SIAL Innovation apresentou cerca 1.800 produtos inovadores, com prêmios como o 60 Years Award e o Africa Award. Esses prêmios foram uma vitrine para inovações que moldam o futuro da alimentação, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e tecnologia​.

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Um pouco de desfile, um pouco de história

O outro, SIAL Summits abordou temas como inteligência artificial, deeptech e a cadeia de suprimentos. O SIAL Start-Up contou com mais de 150 startups de todo o mundo, apresentando ideias inovadoras para o futuro da alimentação. Além disso, as conferências dos SIAL Summits abordaram temas como inteligência artificial e cadeia de suprimentos, fornecendo insights cruciais para os próximos desafios da indústria​.

Empresas brasileiras, com forte presença no setor de carnes, grãos e frutas, se destacaram por suas iniciativas de sustentabilidade, alinhadas ao tema “Own the Change”. O Brasil utilizou a plataforma para reforçar sua posição como um dos principais fornecedores de alimentos sustentáveis e de alta qualidade no mundo.

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Feira recebeu 285.000 visitantes e 7.500 expositores de 130 países

Empresas brasileiras, com forte presença no setor de carnes, grãos e frutas, se destacaram por suas iniciativas de sustentabilidade, alinhadas ao tema “Own the Change”. O Brasil utilizou a plataforma para reforçar sua posição como um dos principais fornecedores de alimentos sustentáveis e de alta qualidade no mundo​. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que agroindústrias exportadoras de carne de frango, carne suína e de ovos,  projeta bons negócios iniciados na feira. Eles estão estimados em cerca de US$ 880 milhões em exportações. Nos cinco dias da SIAL Paris, foram consolidados US$ 126,7 milhões em contratos de exportação, além de 3.000 encontros realizados.

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Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ABPA levou para a França 25 agroindústrias exportadoras de proteínas, entre elas a  Seara, C.Vale, Bello, Lar,  GTFoods, Copacol, Alibem, Frigoestrela, Dália, Frimesa e Rainha da Paz. “Recebemos em nosso espaço lideranças políticas, nomes importantes do comércio global e clientes dos cinco continentes”, diz Ricardo Santin, presidente da ABPA. “Ações como a realizada na SIAL Paris gera ganhos enormes em tempo e custos, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades únicas de avançar, o que é comprovado pelo número de novos clientes registrados nesta edição”.

Para a ação, a ABPA reservou mais de 550 metros quadrados dentro da SIAL, organizados em áreas com foco comercial – com as empresas associadas gerando negócios para o Brasil – gastronômico – com a realização da degustação de mais de 2 mil pratos à base de produtos brasileiros – e institucional – com realização de uma exposição que destacou a liderança e o empreendedorismo feminino na proteína animal do Brasil.

De acordo com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o Brasil voltou ao cenário internacional e já colhe bons números. “A nossa expectativa é que os negócios brasileiros nesta edição do SIAL sejam entre US$ 2,5 a US$ 3 bilhões”, disse ele.   A Frigol que montou um stand no espaço Brazilian Beef, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), é uma das que esperam resultados. “As vendas para o mercado externo representam cerca de 50% do faturamento da Frigol”, afirma Eduardo Miron, CEO da empresa. “Participar de eventos emblemáticos como a SIAL Paris é essencial para fortalecer o posicionamento da companhia, contribuindo para a estratégia de diversificar vendas e conquistar novos mercados.” A próxima SIAL está marcada para o período de 17 a 21 de outubro de 2026.

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