Primeiro concerto da Blumenau Filarmônica ocorre no dia 1 de novembro, no Teatro Carlos Gomes

Música sinfônica em concerto histórico. No dia 1º de novembro, a cidade de Blumenau recebe o primeiro concerto da Blumenau Filarmônica, projeto idealizado pelo maestro e diretor artístico Lucas Araujo em parceria com a Associação Blumenauense de Bandas e Fanfarras Escolares (ABBAFE), e com produção executiva do trombonista e produtor cultural André Chiomento. A orquestra, regida pelo maestro Araujo, conta com mais de 50 instrumentistas nacionais e locais. A apresentação ocorre às 20h, no Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes, e os ingressos são gratuitos, com reserva antecipada pelo Sympla https://bit.ly/3NizTm2

“É o primeiro encontro da orquestra com seu público e isso é extremamente especial. Queremos conquistar o público através da nossa arte e para isso o meu maior desejo é ver o teatro lotado, para que possam contemplar nossa produção artística e criarmos vínculos. Temos a expectativa de que através da Blumenau Filarmônica o público reconheça a música sinfônica como o grande cartão de visitas da cidade e do estado de Santa Catarina”, afirma o maestro Lucas Araujo.

No repertório do concerto Nº 1 da Blumenau Filarmônica consta a obra do compositor brasileiro: Antônio Carlos Gomes (Il Guarany); e o concerto finaliza com a Sinfonia n° 9 em E menor “Do Novo Mundo” – Op. 95 do compositor tcheco Antonín Dvořák.

“Para o primeiro concerto destacamos a Sinfonia nº 9 do compositor tcheco Antonín Dvořák, essa sinfonia é intitulada “Do Novo Mundo”. Foi composta quando Dvořák estava nos Estados Unidos e estava encantado com tudo o que estava vivendo.Também será apresentada a obra mais famosa do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes, a abertura da ópera “IL Guarany”. Será um momento especial para a comunidade blumenauense, poderemos assistir no Teatro que leva o nome deste importante compositor brasileiro sua mais importante obra”, acrescenta o maestro Araujo.

“Blumenau se destaca como uma referência nacional no Programa de Musicalização, que abrange a Rede Municipal de Ensino desde a educação infantil até o término do ensino fundamental. Diante desse cenário, é imperativo desenvolver um projeto que dê continuidade à educação musical no município, proporcionando aos nossos jovens estudantes uma fonte de inspiração por meio da Blumenau Filarmônica”, declara a vice-presidente e coordenadora pedagógica da ABBAFE, Jaqueline Rangel.

Para Jaqueline a orquestra representa um avanço significativo na cena cultural da cidade, apresentando um repertório de alta performance. “Este projeto não apenas eleva a qualidade das apresentações musicais, mas também enriquece a formação artística em Santa Catarina. Com uma programação diversificada e eventos regulares, a orquestra atrai públicos variados, estimulando o interesse pela música em diversas faixas etárias. Além disso, a Filarmônica deverá se consolidar como um centro de excelência, inspirando jovens talentos e fortalecendo os laços sociais. Sua presença atuará como um catalisador para o desenvolvimento cultural e artístico de Blumenau, contribuindo para um futuro vibrante e musicalmente enriquecido”, conclui.

No dia 2 de novembro, a Blumenau Filarmônica faz um concerto extra na cidade de Jaraguá do Sul. O evento ocorre às 20h, no Teatro SCAR, com entrada gratuita e classificação indicativa livre. “Um dos objetivos deste projeto é a criação da Orquestra Filarmônica de Blumenau, no caso, nossa Blumenau Filarmônica, com formação instrumental de orquestra sinfônica, tendo 52 músicos do país com vasta experiência na área, proporcionando ao estado uma programação artística de alto nível”, explica o trombonista e produtor executivo André Chiomento. “Com isso, garantimos até abril de 2025, cinco concertos gratuitos para os cidadãos de Blumenau e região e com possibilidades de segundas apresentações em outras cidades de Santa Catarina”, complementa o produtor.

O Projeto Orquestra Filarmônica de Blumenau é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo da HAVAN e KARSTEN. Os próximos concertos estão sendo preparados para fevereiro, março, abril e maio de 2025. Acompanhe as novidades pelo Instagram.

Maestro

O maestro e diretor artístico da Blumenau Filarmônica, Lucas Araujo, é de Ribeirão Pires (SP). O artista e maestro brasileiro iniciou os estudos de música aos 10 anos de idade e hoje figura como um dos principais regentes da nova geração nacional. Formado pela Academia da OSESP, estudou com Marin Alsop (EUA), Roberto Tibiriçá e Claudio Cruz. Recebeu orientações de importantes maestros internacionais, como Louis Langreé, França (Cincinnati Symphony Orchestra); Alexander Shelley, Reino Unido (Royal Philharmonic Orchestra); Alexander Liebreich, Alemanha (Prague Radio Symphony Orchestra); e Nicolás Pasquet, Alemanha (Hochschule für Musik Franz Liszt). Atua como regente convidado nas principais orquestras brasileiras e festivais, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; Orquestra Experimental de Repertório (SP); Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. Seus últimos anos foram marcados por estreias nas principais salas de concertos e teatros do país, como a Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro, Sala Minas Gerais, Casa da OSPA e Festival de Inverno de Campos do Jordão. Atualmente, a convite do maestro João Carlos Martins, é professor de performance para maestros do SESI-SP e diretor musical da Canaã Church (SP).

Serviço

Concerto Nº1 da Blumenau Filarmônica
Dia 1º de novembro, às 20h
Título do concerto: Estreia da Blumenau Filarmônica
Regência: Maestro Lucas Araujo
Local: Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes (R. XV de Novembro, 1181, Centro, em Blumenau)
Entrada gratuita e aberta ao público retirada de ingresso pelo Sympla
Classificação indicativa: LIVRE.

Concerto Extra

Concerto da Blumenau Filarmônica, em Jaraguá do Sul
Dia 2 de novembro, sábado, às 20h
Regência: Maestro Lucas Araujo
Local: Teatro SCAR (R. Jorge Czerniewicz, 160, Czerniewicz)
Entrada gratuita e aberta ao público retirada de ingresso pelo Sympla
Classificação indicativa: LIVRE.

Fonte: Nane Pereira Comunicação e Arte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.