Vulcão? ‘Capeta bufando?’ Entenda o que acontece com casa que teve piso com 40°C em SC

Uma casa em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, chamou a atenção das autoridades ao longo do fim de semana. No último sábado (16), o piso da lavanderia atingiu os 40°C e precisou ser interditado pela Defesa Civil.

Na publicação do ND Mais nas redes sociais os possíveis motivos pelos quais o piso estava tão quente eram inúmeros, desde “praga satânica”, a um vulcão que teria surgido embaixo da lavanderia.

Imagem mostra lavanderia interditada; piso do cômodo atingiu os 40°C

Moradores ficaram intrigados com piso de lavanderia que aquecia e chegou atingir os 40°C  – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Entretanto muitas pessoas foram certeiras ao apontar o real motivo pelo qual a casa estava com o piso tão quente: problemas na eletricidade.

Mesmo após a família acionar um eletricista para conferir o sistema elétrico da casa – o qual descartou qualquer problema- o Corpo de Bombeiros foi acionado e, junto com os moradores e proprietária do imóvel, buscaram uma segunda opinião.

Imagem de casa interditada em Navegantes

Por três dias piso da casa não parava de aquecer em Navegantes – Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

“Pela possibilidade de ser turfa, nós acionamos os bombeiros para uma segunda opinião e eles fizeram os trâmites citados e interditaram o local”, explica Rafael Cunha, coordenador da Defesa Civil.

Turfa, como cita Rafael, é um material orgânico que pode queimar debaixo da terra. “É perigoso por que as vezes pode ter gás metano e acabar explodindo, o bombeiro fez bem em levar alguém com equipamento para ver essa questão”, destaca.

“Na segunda-feira, o problema foi solucionada pela proprietária que a todo momento se mostrou solicita com a situação e os inquilinos. Por fim o problema era mesmo um fio energizado, mas foi solucionado”, reforça Rafael.

Apesar de curioso, esse aquecimento no chão é comum e, para Rafael, geralmente é causado por fio energizando o local ou turfa.

“Eu estava certo que era fio, pois havia cômodos ao redor, mas como o eletricista descartou, ficamos preocupados, mas no fim era mesmo. Um segundo eletricista consertou”.

‘Capeta bufando?’ Leitores do ND Mais teorizam sobre piso aquecendo

Vulcão em Navegantes? Leitores do ND Mais teorizam sobre motivo pelo qual piso não parava de aquecer - Reprodução/ND

1
4

Vulcão em Navegantes? Leitores do ND Mais teorizam sobre motivo pelo qual piso não parava de aquecer – Reprodução/ND

Tem gente que de

2
4

Tem gente que de “um limão, faz uma limonada”, olha a ideia! – Reprodução/ND

Capeta bufando? Será? - Reprodução/ND

3
4

Capeta bufando? Será? – Reprodução/ND

Outros leitores acertaram em cheio o motivo que fazia chão aquecer - Reprodução/ND

4
4

Outros leitores acertaram em cheio o motivo que fazia chão aquecer – Reprodução/ND

Piso de lavanderia atingiu 40°C

Por três dias moradores de Navegantes ficaram intrigados e assustados com o piso da lavanderia que não parava de esquentar e chegou a bater os 40°C na tarde de sábado (16).

A família que mora em um apartamento no térreo chamou um eletricista para averiguar possível falha elétrica, entretanto, não havia sinais de irregularidades na eletricidade do imóvel.

O aquecimento do piso cerâmico ocorreu só na lavanderia do apartamento, que conta com cerca de 2,5m². Apesar do chão estar esquentando a pelo menos três dias, no sábado atingiu o pico de 40°C.

Sem respostas por parte do eletricista, a família decidiu acionar o Corpo de Bombeiros Militar, que confirmou o aquecimento.

Porém pela incógnita dos motivos que estão causando o aquecimento, os agentes decidiram acionar a Defesa Civil.

Para averiguar um possível vazamento de gás, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros decidiram por contar com o apoio de um profissional de segurança do trabalho da Portonave.

O profissional fez a análise com auxílio de equipamentos e informou a ausência de vazamento de gás no local, entretanto não descartou a possibilidade de acúmulo de gás preso subterraneamente ao piso.

Sem respostas e alternativas, a área foi isolada e as autoridades bem como os moradores passam a monitorar a área.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.