Dia do Médico é celebrado na sede da Associação Catarinense de Medicina

Dia do Médico é celebrado na sede da Associação Catarinense de Medicina

Diretoria da ACM, presidida pelo Dr. André Sobierajski dos Santos, vai receber os médicos para comemorar a data especial – Foto: Divulgação/ACM

A saúde de Santa Catarina é referência nacional e grande parte desta conquista deve-se à evolução da medicina praticada pelos cerca de 27 mil médicos em atividades em todo estado.

Distribuídos nas 55 áreas de atuação científica reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), esses profissionais diagnosticam, tratam e cuidam de pacientes em seus consultórios, clínicas, hospitais, centros cirúrgicos e postos de saúde, além de atuarem nas universidades, como docentes e pesquisadores, na gestão da saúde pública ou suplementar.

Como forma de reconhecer esse importante e incessante trabalho, a Associação Catarinense de Medicina (ACM) vai promover um evento especial nesta sexta-feira (18 de outubro), quando o Brasil comemora a passagem do Dia do Médico.

O presidente da ACM, Dr. André Sobierajski dos Santos, ao lado de sua diretoria, vai receber os profissionais e convidados num jantar na sede da entidade, em Florianópolis, como forma de agradecer pelo trabalho realizado diariamente.

“É inegável que a assistência ao paciente vem passando por velozes transformações, mas uma certeza se mantém: não existe saúde sem médicos. Nem mesmo diante dos avanços cada vez mais rápidos da tecnologia é possível abrir mão do olhar, do cuidado e do coração do profissional da medicina. Claro que precisamos entender, estudar e vivenciar cada vez mais a evolução provocada pela inteligência artificial, que precisa ser guiada pela inteligência humana na proteção das pessoas”.

Dia do Médico é celebrado na sede da Associação Catarinense de Medicina

Dr. André Sobierajski dos Santos, presidente da ACM – Foto: Divulgação/ACM

Com 87 anos de história, a ACM é a Casa do Médico de Santa Catarina e tem como missão a busca pela saúde de qualidade aos catarinenses, que se concretiza com ações na defesa dos profissionais desde a formação ao aprimoramento, da representação política e na busca de melhorias nas condições de trabalho, a constituição de parcerias para fortalecer o setor, o incentivo à humanização do atendimento, o estimulo à tecnologia acessível e inclusiva.

“Fazemos tudo isso em conjunto com os médicos, do experiente ao mais jovem, do conservador ao inovador, pensando sempre no bem da sociedade. Todos estão de parabéns pelo seu dia”, conclui o presidente da ACM.

Summit Saúde 2024 une saúde e tecnologia

Dia do Médico é celebrado na sede da Associação Catarinense de Medicina

O Summit foi criado pela ACM em 2018 e tornou-se o maior evento de integração da saúde e da tecnologia em Santa Catarina – Foto: Divulgação/ACM

A Associação Catarinense de Medicina ainda estará à frente de outra destacada programação até o final do ano, também em sua sede. Nos dias 08 e 09 de novembro acontecerá o Summit Saúde 2024, reunindo médicos, profissionais da saúde, lideranças, gestores, executivos e empreendedores do setor para conhecer as mais recentes inovações tecnológicas, as tendências emergentes e as soluções práticas para os desafios da área.

O Summit Saúde é realizado com o apoio do Sebrae/SC, ao lado do Inova+Saúde, que reúne o ecossistema do setor para projetar soluções em benefício da qualidade de vida da população. Criado pela ACM, em 2018, tornou-se o maior evento de integração da saúde e da tecnologia em Santa Catarina, estimulando e provocando o empreendedorismo na área.

Neste ano, terá palestras e discussões que vão abordar com destaque a saúde digital, a gestão e a Inteligência Artificial, assim como desafios e oportunidades inovadoras.

Os debates também vão disseminar informações e conhecimento sobre o desenvolvimento de líderes, estratégias para um futuro sustentável, marketing para a saúde, ESG na prática hospitalar, experiência do cliente/paciente, investimentos no ecossistema e muito mais.

Ainda faz parte do Summit, o hackathon em parceria com o movimento Hacking Health, junto aos hospitais filantrópicos de todo estado, na busca de respostas aos diversos desafios da área. Além disso, cases de sucesso farão parte dos dois dias do evento, levando muita inspiração aos participantes.

Por fim, acontecerá ainda o Painel Sebrae Delas – Mulher de Negócios, que vai falar de jornada de sucesso e empreendedorismo na saúde.

ACM promove 1º Congresso Catarinense de Ligas Acadêmicas

Dia do Médico é celebrado na sede da Associação Catarinense de Medicina

O CCLA vai reunir, de forma inédita, cerca de 130 Ligas e pelo menos 17 Centros Acadêmicos – Foto: Divulgação/ACM

Nasce um novo evento no calendário da medicina em Santa Catarina: o Congresso Catarinense de Ligas Acadêmicas ACM (CCLA), o maior encontro de estudantes de todos os tempos, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro.

A programação acontecerá em Florianópolis, na sede da entidade promotora, a Associação Catarinense de Medicina, que mais uma vez se aproxima dos médicos em formação, ajudando a construir um futuro melhor para a profissão e para a assistência à saúde de qualidade da população.

O CCLA já está com suas vagas esgotadas e reunirá cerca de 700 estudantes de medicina, de forma inédita, integrados em 130 Ligas e pelo menos 17 Centros Acadêmicos. O Congresso contempla diferentes especialidades médicas e vai promover a aproximação ainda maior dos futuros profissionais à entidade associativa, incentivando a educação e a produção científica, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Nesse sentido, palestrantes renomados foram convidados e inúmeros trabalhos científicos foram inscritos para apresentação, pontuando em todos os editais para a prova de residência médica.

O Congresso Catarinense de Ligas Acadêmicas é mais um movimento de inovação da ACM, que desenvolveu a programação para acontecer na sequência do Summit Saúde, principal evento de integração do ecossistema da saúde com a tecnologia, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro.

“Dessa forma, nós aproveitamos a estrutura para dois encontros de extrema importância, cumprindo e multiplicando a nossa missão com o aprimoramento médico, envolvendo desde os jovens acadêmicos até os profissionais que já investem nas melhorias da tecnologia. Essa é a nossa maneira concreta de ajudar a cuidar da saúde dos catarinenses”, afirma o presidente da ACM, Dr. André Sobierajski dos Santos.

Para iniciar a importante programação, o palestrante convidado a fazer a abertura será o professor Celmo Celeno Porto, cardiologista e autor dos mais destacados livros de Semiologia no país.

O convidado especial é membro honorário da Academia Nacional de Medicina, membro emérito da Academia Goiana de Medicina, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Envelhecimento da UFG e professor emérito da Faculdade de Medicina da UFG. Sem deixar o exercício da prática médica dedicou-se especialmente à educação, com ênfase no ensino do método clínico e nos aspectos éticos e humanos da medicina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.