
Coname: um dos maiores e mais produtivos – Foto: Divulgação
Considerado dos mais produtivos dos últimos anos o 3º Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname), realizado esta semana no Centrosul, em Florianópolis.
O evento contou com várias reuniões e palestrantes de renome nacional e internacional, com o objetivo de promover o intercâmbio de saberes de corporações de todo o país e do exterior. Foram dezenas de palestras sobre assuntos inerentes à Segurança Pública.
Estiveram reunidas as principais lideranças do Brasil, os comandantes-gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, dos Secretários de Segurança Pública dos estados, além de representantes da Associação Internacional de Gendarmerias e Polícias com Status Militar (FIEP), com oficiais de 11 países.
Segundo os promotores, esta foi a primeira reunião da FIEP na América Latina. Além das reuniões oficiais, os representantes internacionais realizaram visitas técnicas, onde foram apresentadas práticas operacionais da Polícia Militar de Santa Catarina.
Durante o evento, ocorreram as reuniões do Conselho Nacional de Comandantes Gerais PM (CNCG) e dos CBM (LIGABOM), além do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP). Aconteceram painéis sobre as Justiças Militares Estaduais com o apoio da AMAJME (Associação dos Magistrados de Justiças Militares estaduais), o Fórum Nacional de Termo Circunstanciado de Ocorrência (FONATCO), a reunião de todas as assessorias jurídicas das entidades filiadas à FENEME, o 1º Encontro Nacional das Academias de Letras de Militares Estaduais, a reunião das entidades filiadas à FENEME e o Seminário de Integração Regional da ACORS etapa da Grande Florianópolis, que contou com a participação do Prefeito Topázio Neto, além de dezenas de palestras com temas de interesse de toda a sociedade.
Outros destaques ficaram por conta das palestras internacionais, como a realizada pelo agente especial do Serviço de Segurança Diplomática (DSS) do departamento de Estado dos Estados Unidos, Ali Ahmed, que falou sobre Convergência Criminal em escala global, assim como o encontro com o major francês Olivier Moncerét, vice-chefe do Gabinete de Parcerias Externas do QG da Gerdarmeria Francesa para Missões Externas da França, que falou sobre a experiência do seu país com a polícia temporária. Os militares e convidados também puderam acompanhar o major da Guarda Civil da Espanha Juan Manuel Ramos Santamaria, que falou sobre terrorismo e crime organizado.