Qual partido teve mais mortes de candidatos nas eleições municipais de 2024? Confira o ranking

O Brasil registrou 102 mortes de candidatos durante a campanha das eleições municipais em 2024. Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quinta-feira (26) revelam que o MDB foi o partido com maior número de mortos.

Urna eletrônica eleições municipais

As causas das mortes de candidatos variam de questões de saúde até assassinato – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do total, 94 eram candidatos a vereador, seis a vice-prefeito e dois a prefeito. Santa Catarina registrou três mortes de filiados ao PL, PP e PSD, que concorriam às câmaras municipais.

As mortes de candidatos a prefeito, em especial, chamam atenção. O candidato à reeleição na Prefeitura de João Dias, no Rio Grande do Norte, foi assassinado a tiros no dia 27 de agosto. Marcelo Oliveira tinha 38 anos e era filiado ao União Brasil.

Marcelo Oliveira, prefeito candidato à reeleição em João Dias que foi assassinado a tiros

Marcelo Oliveira era prefeito de João Dias, terceiro menor município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de dois mil habitantes – Foto: Reprodução/ND

O pai do prefeito, Sandi Oliveira, também morreu no atentado. Ao menos 14 pessoas foram presas por suspeita de envolvimento e o TSE aprovou o envio de tropas federais para o município nas eleições do dia 6 de outubro.

O outro candidato a prefeito que morreu era de Itatinga, em São Paulo. O presidente da Câmera Municipal Lukas Machado, de 30 anos, concorria à prefeitura pelo Podemos. Ele foi encontrado morto em casa no dia 23 de agosto.

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, o corpo não apresentava lesões por agressão ou sinais de violência. A perícia encontrou vestígios de cocaína no banheiro e um suspeito foi preso por tráfico de drogas.

Confira o ranking dos partidos com mais mortes de candidatos nas eleições 2024

Partido MDB registrou maior número de mortes de candidatos

Com 12 mortes de candidatos em todo o Brasil, o MDB lidera o ranking dos partidos – Foto: Divulgação/ND

Entre as mortes de candidatos, oito eram da Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), dois da Federação PSDB Cidadania (PSDB e Cidadania) e dois da Federação PSOL Rede (PSOL e Rede).

  1. MDB: 12 mortes
  2. PSD: 11 mortes
  3. Republicanos: 10 mortes
  4. PL: 9 mortes
  5. União Brasil: 8 mortes
  6. Avante: 7 mortes
  7. Podemos: 7 mortes
  8. PT: 6 mortes
  9. PDT: 5 mortes
  10. PP: 5 mortes
  11. PSB: 5 mortes
  12. Rede: 3 mortes
  13. PSDB: 2 mortes
  14. PRD: 2 mortes
  15. Mobiliza: 2 mortes
  16. Agir: 2 mortes
  17. PV: 2 mortes
  18. Solidariedade: 2 mortes
  19. Novo: 1 morte
  20. PMB: 1 morte

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.