Conciliar esporte e carreira ensina lições de disciplina dentro e fora das pistas

Por Cristian Mohr, piloto da Porsche Cup e CEO da Max Mohr.

Dados da edição de 2023 da Pesquisa Saúde e Trabalho, do Serviço Social da Indústria (Sesi) apontam que 82% dos entrevistados concordam totalmente que um profissional com a saúde física em dia é mais produtivo no trabalho. Ainda assim, de acordo com a mesma pesquisa, 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que se exercitam, apenas 22% o fazem diariamente.

A ciência já comprovou através de estudos os inúmeros benefícios dessa prática para concentração, memória, raciocínio e foco — todos atributos que têm um impacto direto no rendimento profissional. No caso do esporte, além dos ganhos físicos, aprendemos valores que podem ser facilmente aplicados no ambiente corporativo, como disciplina, resiliência e trabalho em equipe.

Na minha trajetória, tudo começou com o voleibol, esporte que pratiquei profissionalmente até os 18 anos. Quando o dever de assumir os negócios da família me chamou, tomei a decisão de seguir outro caminho. Me formei em Administração, e hoje, depois de iniciar como estagiário e passar por todas as áreas da empresa, sou a terceira geração da família à frente da Max Mohr desde 2021, empresa do ramo da construção civil.

A paixão pelo automobilismo, esporte que pratico até hoje como piloto da modalidade Sprint Challenge da Porsche Cup, iniciou no kart. Me manter no automobilismo é um desafio que exige não só dedicação física e mental para dentro do carro na pista, mas também energia e foco em viabilizar o negócio automobilístico fora da pista, conseguir captar patrocinadores, gerando oportunidades para os mesmos e seus clientes. Gerar experiência para este público, enfim, fazer a gestão disso. Em 25 anos de atuação, a paixão se profissionalizou e o automobilismo se tornou praticamente uma segunda profissão, na qual levo muitos aprendizados para o mundo corporativo. A Porsche Cup é a maior categoria monomarca da América Latina.

Entre esses estão disciplina, foco, resiliência e trabalho em equipe. São lições que moldam o lado profissional e têm impacto direto na atuação nos negócios, onde a busca por superar obstáculos é constante.

Entre os vários frutos que o esporte rendeu, alguns dos mais marcantes são o terceiro lugar na Sprint Challenge da Porsche Cup em 2023, o título de campeão brasileiro na categoria Mercedes-Benz Challenge em 2014 e o prêmio Capacete de Ouro, além de corridas internacionais na Argentina e Portugal.

O esporte, mais do que uma forma de lazer, é uma verdadeira escola que ensina valores fundamentais para superar desafios e alcançar objetivos. Hoje, vemos cada vez mais pessoas conciliando carreiras com algum esporte de preferência, algo que no passado era menos comum. Essa tendência é positiva, pois além de melhorar a saúde, o esporte desenvolve habilidades essenciais para o sucesso profissional — a pesquisa do Sesi ainda apontou correlação entre a prática de atividades físicas e o bom estado de saúde geral, e a falta dela com o mal estado de saúde.

No automobilismo, assim como nos negócios, o preparo físico e mental é importante para atingir a alta performance. A prática esportiva não só mantém o corpo saudável, mas também fortalece a mente e a capacidade de enfrentar desafios.

O post Conciliar esporte e carreira ensina lições de disciplina dentro e fora das pistas apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.