IA traz novas perspectivas para uso do Gemini na educação

Por Andre Pinterich, diretor comercial e de parcerias na Reeducation.

A evolução das ferramentas digitais vem transformando a maneira como aprendemos e trabalhamos. Um exemplo claro é o impacto que o Gemini for Workspace, a IA integrada a plataforma, vem trazendo tanto para os usuários no ambiente empresarial e, sobretudo, no educacional. Ao integrar as ferramentas, a gigante da tecnologia oferece aos usuários um conjunto poderoso de recursos capaz de aumentar a produtividade, criatividade e eficiência de seus usuários em ambas as áreas.

No campo da educação, o Gemini, somado ao Gemini Education, braço da solução com uso exclusivo e aprimorado às funções de aprendizado, oferece recursos que vão além da automação de tarefas, principalmente no que diz respeito à personalização do ensino e a interatividade do processo.

Esses diferentes atributos da tecnologia são comprovados pelos próprios usuários. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), 53% dos estudantes consideram a IA fundamental por permitir que aprendam em qualquer lugar e a qualquer momento, enquanto 50% destacam a possibilidade do acesso à informações atualizadas. Além disso, 49% dos alunos percebem uma melhora na eficiência e na rapidez ao resolver dúvidas.

O forte papel de potencialização do ensino também é confirmado por parte de quem educa. De acordo com o Instituto Semesp, 74,8% dos professores concordam com o uso da IA na área. Isso demonstra uma aceitação crescente por parte dos docentes, que percebem a tecnologia como um aliado de alto impacto.

Avaliando de forma prática, uma das grandes vantagens que o Gemini traz ao uso do Workspace com foco no ensino é a tutoria personalizada. Atuando como uma espécie de tutor virtual, a solução fornece explicações detalhadas e adaptadas ao estilo de aprendizagem de cada aluno. Isso permite que os estudantes recebam um feedback individualizado, algo difícil de ser alcançado em salas de aula grandes e com poucos recursos. A interação personalizada gera uma experiência de aprendizado mais profunda e significativa.

Outro benefício é a possibilidade de criação de conteúdos educacionais interativos. Isso porque o Gemini possibilita o desenvolvimento de materiais dinâmicos, como quizzes, jogos educativos e apresentações. Tal processo de gamificação do aprendizado torna a educação mais prazerosa e eficaz, especialmente em uma era onde a atenção é constantemente disputada por diferentes distrações.

Pensando no uso da ferramenta no meio corporativo, as vantagens também são evidentes. Funções como geração automática de apresentações visuais e de planilhas complexas ajudam a otimizar a comunicação interna da companhia, assim como aumentam a produtividade por parte das equipes. Isso porque, o uso do Gemini com foco em automatizar tarefas repetitivas, possibilita que os funcionários ganhem mais liberdade para priorizar atividades mais estratégicas, aproveitando o tempo economizado em prol da inovação e criatividade.

Outro ponto positivo reside no fato do Gemini facilitar a compreensão e retenção dos conteúdos armazenados no Workspace, fator capaz de economizar tempo e permitir que alunos e profissionais se concentrem nas informações mais relevantes e obtenham insights valiosos diante das informações disponíveis.

Esse ponto, aliás, deve ser um dos principais focos de evolução da ferramenta dentro de um futuro próximo. Espera-se, por exemplo, que o Gemini progrida de forma significativa rumo à automatização de tarefas cada vez mais complexas, indo além de ocupações rotineiras, aprimorando ainda mais seu papel nas análises preditivas.

Fato é que, o uso do Gemini dentro de um espaço de atuação como o Workspace tem potencializado a atuação dos usuários em diferentes aspectos, ajudando a transformá-la em uma ferramenta ainda mais poderosa. Seja no ambiente educacional ou corporativo, as inovações promovem um aprendizado e atuação mais eficientes, com grande impacto positivo em termos de produtividade e engajamento.

O post IA traz novas perspectivas para uso do Gemini na educação apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.