Cade Aprova Compra de Ativos da Marfrig Pela Minerva

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (25) a compra, pela Minerva (BEEF3), de estabelecimentos industriais e comerciais da Marfrig (MRFG3) no Brasil, segundo comunicados divulgados pelas empresas.

Segundo a Minerva, a planta de Pirenópolis (GO), à qual o Cade aplicou remédios para aprovar a operação, está fechada desde 2010, e não há planos para reabertura. O Cade determinou que a unidade deverá ser alienada.

Leia também

Paulo Whitaker/Reuters
Forbes Agro

Cade deve recomendar compra de ativos da Marfrig pela Minerva

fcafotodigital/Getty Images
Forbes Agro

Falta carne nos Estados Unidos, é hora de investir em JBS, Marfrig e Minerva?

Paralaxis_Getty
Forbes Agro

Empresas do agro se destacam no Forest 500, o ranking global de combate ao desmatamento

Ainda assim, o acordo deve fortalecer a Minerva na América do Sul, onde a empresa já é a maior exportadora de carne bovina. A Marfrig, por outro lado, mantém os complexos industriais da região com maiores escala e margens de lucro.

Reuters

Reuters

Frigorífico da Marfrig

Anunciado em agosto do ano passado, o negócio entre as companhias envolveu R$ 7,5 bilhões, incluindo propostas por unidades de abate de bovinos e ovinos da Marfrig na Argentina, Chile e Uruguai.

Sobre o acordo relativo a ativos no Brasil, na Argentina e Chile, a Minerva disse que após o trânsito em julgado da decisão do Cade seguirá trabalhando com a Marfrig para “concluir a verificação das demais condições precedentes previstas” no contrato.

“Sendo confirmada a consumação das condições precedentes previstas no contrato, a companhia espera que o fechamento da Operação – América do Sul ocorra até o final do mês de outubro de 2024”, disse o fato relevante.

Com relação às operações no Uruguai, a Minerva ainda aguarda uma decisão definitiva após apelar de uma sentença do órgão regulador local.

Em nota, o Cade afirmou que a aplicação de remédios unilaterais é a alternativa mais adequada e proporcional para garantir a preservação de um ambiente competitivo equilibrado, sendo suficiente para mitigar os riscos associados à concentração de mercado.

O Cade afirmou ainda que a Marfrig poderá aumentar sua capacidade de abate e desossa na fábrica de Várzea Grande, em Mato Grosso.

Escolhas do editor

Divulgação
Escolhas do editor

Empreendedora Mira em Mercado Trilionário de Wellness

Victor Affaro
Colunas

Como Costanza Pascolato se Mantém Jovial aos 85 Anos


Escolhas do editor

Da Periferia para LA: Conheça o Showrunner Brasileiro Indicado Ao Emmy e Ao Grammy

O post Cade Aprova Compra de Ativos da Marfrig Pela Minerva apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.