Com IA, Meta Transforma Óculos em “Extensão do Cérebro”

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024

Nesta quarta-feira (25), durante o Meta Connect 2024, a controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads anunciou suas principais apostas para o próximo ano. Mark Zuckerberg, CEO da Big Tech, iniciou as apresentações da tarde com uma mensagem: “Foi um ano movimentado, mas conseguimos finalmente visualizar o futuro da conexão humana.”

A novidade mais interessante apresentada pela empresa foi a integração de inteligência artificial aos óculos Ray-Ban Meta. Com a IA, o dispositivo funcionará como uma “extensão do cérebro”. Você poderá utilizá-lo como uma memória secundária, que te lembrará onde seu carro está estacionado ou o número de um anúncio que você viu enquanto caminhava.

Foto dos óculos Ray-Ban Meta

Leia também

De acordo com a Meta, em breve, os óculos também contarão com recursos de tradução e suporte de vídeo em tempo real. “Digamos, por exemplo, que você está explorando uma nova cidade. Basta pedir ao Meta AI para acompanhá-lo e conversar com ele para perguntar sobre os pontos de referência que você vê”, diz o comunicado da Meta.

Protótipo do Orion: óculos de realidade aumentada

A companhia do bilionário Mark Zuckerberg apresentou um novo protótipo de óculos de realidade aumentada, chamado Orion. O produto, que foi testado por alguns especialistas selecionados, não está disponível para o público, mas promete revolucionar os próximos passos da realidade aumentada.

Foto do protótipo do Orion

“O Orion está sendo fabricado há 10 anos. Os requisitos eram simples: precisavam ser óculos com menos de 100 gramas e sem fios. Ele precisava de telas de amplo campo de visão para acomodar várias telas multitarefa ou uma tela do tamanho de um cinema. E precisava permitir que você visse o mundo físico ao seu redor. Orion cumpre todos esses requisitos. É uma façanha de miniaturização com 10 chips de silício personalizados e uma arquitetura de exibição completamente nova”, explicou Zuckerberg.

Meta Quest 3S, Meta AI

O Meta Quest 3S, novo headset de realidade mista da Meta, está disponível para pré-venda nos Estados Unidos por um preço inicial de US$ 299,99. O dispositivo é alimentado pela plataforma Snapdragon XR2 Gen 2, desenvolvida em parceria com a Qualcomm Technologies, e inclui rastreamento manual, controladores Touch Plus e uma vasta gama de experiências no Meta Horizon OS.

Foto do Meta Quest 3S

O assistente de inteligência artificial da Meta, que já conta com mais de 400 milhões de usuários mensais, suportará interações por voz — e você poderá escolher algumas vozes famosas para te acompanhar, como a de John Cena e Kristen Bell. Os novos recursos multimodais permitem que os usuários façam perguntas sobre fotos, editem imagens e criem selfies geradas por IA.
Também foram introduzidas novas funções de dublagem automática e sincronização labial para Reels, além de sugestões automáticas de legendas para publicações no Facebook e Instagram.

O post Com IA, Meta Transforma Óculos em “Extensão do Cérebro” apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.