O Boi de Cabo a Rabo: Você é Um Consumidor de Carne Consciente?

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

fcafotodigital/Getty Images

fcafotodigital/Getty Images

As práticas de melhoramento genético e de cruzamento industrial tornaram a qualidade do animal superior

Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos que compramos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas das atitudes que fazem parte do consumo consciente. Vivemos em um país que se consome bastante carne, não à toa, a quantidade e a qualidade do nosso rebanho é uma das maiores do mundo. Temos espaço, pasto, clima e uma série de vantagens como poucos países no mundo.

Eu cresci ouvindo que para um bom churrasco a picanha não poderia ficar de fora. Mas, quantos tipos de carne você existem? Um boi pesa aproximadamente 500kg. Um Wagyu chega até os seus 1000kg. E vale um dado interessante: quantas picanhas esse boi entrega? Duas. Sim, duas, que somam aproximadamente 3 a 4kg, a depender da genética e do peso do animal. Imagine se todos os consumidores optarem por comer só picanha? Quantos bois seriam necessários? Mais do que isso: seria sustentável consumir apenas picanha?

Leia também

Ondacaracola_Getty
Coluna

Perdas e desperdícios de alimentos: uma crise muito maior do que a FAO alerta

Estúdio Criativo_Forbes
Eventos

Dia de Campo Forbes Mulher Agro discute IA, economia verde e descarbonização do setor

Getty
Coluna

O agro é muito mais que pop

Além das questões culturais – na Argentina, por exemplo, a picanha não é nem de perto a protagonista do churrasco -, o Nelore foi por muitos anos uma raça predominante na pecuária brasileira. Hoje através do melhoramento genético e do cruzamento industrial a qualidade do animal passou a ser superior e consequentemente o aproveitamento e qualidade desses cortes também.

O conceito de qualidade da carne envolve vários aspectos inter-relacionados e dependentes de todas as etapas da cadeia produtiva desde a seleção genética, o nascimento do animal, até o abate, preparo e consumo do produto final. A carne saborosa, suculenta e macia é resultado de uma soma de fatores das características do animal, como a carcaça, processos industriais e de preparo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por forbesagro (@forbesagro)

Por esta razão, nosso parâmetro qualitativo deve ser baseado principalmente em fatores associados à maneira como a carne é produzida, como manejo, bem-estar animal, nutrição e sustentabilidade. Há ainda de se considerar outros parâmetros importantes tais como preço, oferta e disponibilidade da carne.

  • Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

  • Siga a ForbesAgro no Instagram

Existem mais de tipos de 40 cortes bovinos e 90% deles são indicados para grelhar. Aquela lenda de “carne de primeira e de segunda” é ultrapassada e não se aplica a uma boa genética, produção criada com manejo correto, nutrição completa, bem-estar animal e sustentabilidade.
Alguns dos melhores chefs e restaurantes de São Paulo entenderam isso e substituíram, por exemplo, o tradicional filé mignon por patinho, ou coxão mole para o tradicional filé tártaro. O chef do restaurante Kotori, Tiago Bañares é um exemplo deles.

A renomada chef de cozinha Renata Braune serviu durante um evento um sashimi de coxão duro Wagyu selado e foi aplaudida em pé. O pobre “acém”, que já foi menosprezado, hoje, se transformou, em um glorioso “Denver Steak” disputadíssimo. Na Franca a tradição de consumir miúdos (bochecha,língua) existe há décadas. Atualmente, o brasileiro está aprendendo a consumir esses produtos também.

Ao lidar no dia a dia com novos hábitos, comportamentos e crenças dos seus consumidores as empresas devem começar a desempenhar um novo papel na sociedade: o de educar. Em algum momento, os consumidores irão entender que o que realmente importa agora não é o que importava há 10 anos atrás.

O consumidor consciente sabe que tem um grande poder em suas mãos ao escolher um produto e pode transformar a sua compra em um ato de reconhecimento de boas práticas sustentáveis. Só assim, tomando decisões conscientes em cada uma dessas fases, poderemos comparar e escolher a melhor opção.

* Amália Sechis tem 37 anos e é bacharel em direito pela Fundação Armando Álvares Penteado, empresária e criadora da marca BeefPassion, produtora de carne bovina brasileira que em 2015 a recebeu o certificado internacional da Rainforest Alliance, tornando-se a primeira empresa produtora de carne brasileira a alcançar a certificação de agricultura sustentável.

Escolhas do editor

Divulgação
Escolhas do editor

Empreendedora Mira em Mercado Trilionário de Wellness

Victor Affaro
Colunas

Como Costanza Pascolato se Mantém Jovial aos 85 Anos


Escolhas do editor

Da Periferia para LA: Conheça o Showrunner Brasileiro Indicado Ao Emmy e Ao Grammy

O post O Boi de Cabo a Rabo: Você é Um Consumidor de Carne Consciente? apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.