Veja como está Juca, o cachorro que foi abandonado em Chapecó

Câmeras flagraram o abandono de um cachorro na última semana em Chapecó, Oeste de SC. Uma mulher estaciona o carro, deixa o animal na rua e vai embora. Imagens repercutiram nas redes sociais e a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a situação. O cão recebeu um novo nome, um novo lar e está bem.

Juca encontrou uma nova família e está bem  - Polícia Civil/Napa/Divulgação/ND

1
3

Juca encontrou uma nova família e está bem – Polícia Civil/Napa/Divulgação/ND

O cachorro foi abandonado na semana passada no bairro Efapi - Polícia Civil/Divulgação/ND

2
3

O cachorro foi abandonado na semana passada no bairro Efapi – Polícia Civil/Divulgação/ND

Juca recebeu um novo nome e um novo lar em Chapecó  - Polícia Civil/Napa/Divulgação/ND

3
3

Juca recebeu um novo nome e um novo lar em Chapecó – Polícia Civil/Napa/Divulgação/ND

O cachorro foi resgatado por uma família temporária. A coordenadora do Napa (Núcleo de Apoio aos Pequenos Animais), Liandra Dall Orsoletta, conta que outra família decidiu adotar o cãozinho de forma permanente.

Para identificar o pequeno animal, Juca foi microchipado e castrado pelo Napa. Liandra explica que o Juquinha, como é carinhosamente chamado, está bem e com uma família muito querida.

Abandono é crime

Liandra ressalta a importância de adotar de maneira consciente e refletir sobre o compromisso de ter um animal de estimação. “O bichinho vai durar vários anos, pode ficar doente, precisa de vacinas, ração e cuidados”, completa.

Conforme a coordenadora, o abandono de animais cresce principalmente nos meses de dezembro e janeiro. “As pessoas vão viajar e não querem ter o gasto de manter esses animais hospedados em algum local e acabam se desfazendo”.

Números de animais abandonados

Neste ano, cerca de 300 animais já foram abandonados em Chapecó. “Fizemos uma média considerando as ligações que recebemos e as denúncias sobre animais em situação de rua”, completa.

Ainda, o Napa percebe o aumento de pessoas que se mudam de casa para outros lugares e abandonam os animais na antiga moradia. “Os locais com mais abandono é o interior. Mas, ocorre também em qualquer parte da cidade”.

Orientação

Em relação ao abandono de animais, Liandra orienta que seja aberto um Boletim de Ocorrência. Mas, se caso você presenciar o abandono, pode acionar o número 153, da Guarda Municipal.

“Procure sempre passar o maior número de informações possíveis para que a pessoa seja identificada”

Investigação sobre o abandono do cachorro

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o abandono de Juca na quinta-feira (7) no bairro Efapi. Conforme o delegado Éder Matte, a mulher suspeita foi identificada e ouvida na delegacia.

O delegado explica que serão feitas algumas diligências sobre a situação. “Se ela for indiciada, o inquérito será encaminhado para o Ministério Público e Poder Judiciário que vai analisar o caso”.

A pena prevista para o crime de maus-tratos é de dois a cinco anos de reclusão. As investigações estão em andamento e a mulher pode ser condenada por abandonar o animal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.