Mais de 150 mil crianças e adolescentes ainda não receberam a vacina contra a dengue em SC

Mais de 150 mil crianças e adolescentes ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a dengue em Santa Catarina. A informação é da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), com dados enviados pelos municípios nos quais a vacina está disponível.

Vacina contra a dengue está disponível para público entre 10 e 14 anos de idade – Foto: Reprodução/Agência Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, das 142,7 mil doses recebidas pelo Estado, apenas 65,4 mil primeiras doses foram aplicadas. Além disso, pouco mais de 21,9 mil crianças e adolescentes retornaram para a segunda dose. O intervalo recomendado entre as duas doses é de três meses.

O Brasil é o primeiro país a disponibilizar a vacina contra a dengue gratuitamente, pelo SUS. Atualmente, o imunizante está disponível para crianças entre 10 e 14 anos em municípios das regiões Nordeste, Oeste, Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí.

Conforme o Ministério da Saúde, foram escolhidos os municípios de grande porte (com 100 mil ou mais habitantes) com alta transmissão de dengue nos últimos dez anos, incluindo também os municípios das regiões de saúde de abrangência, independentemente do porte.

“Dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina, selecionamos o intervalo com maior número de hospitalizações por dengue no Brasil. Contudo, esse público tem uma adesão menor, justamente por não ser uma idade que frequenta os serviços de saúde rotineiramente. Por isso, os pais e responsáveis precisam levar as crianças e adolescentes para se vacinar”, alerta Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Como receber a vacina contra a dengue

Para receber a vacina, é importante conferir com a Secretaria de Saúde do município quais os locais de aplicação. Em geral, a vacina é aplicada em unidades básicas de saúde e outras salas de vacinação.

A vacinação contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses. Não pode receber a vacina a pessoa que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.