Lula alienígena? Criatura rara foi encontrada por acaso nas profundezas do pacífico

Cientistas fizeram um registro raro em 2024 na Austrália: uma espécie de lula “alienígena”. Com características únicas, como tentáculos longos e aparência exótica, o animal se parecia muito com um extraterrestre.

A imagem mostra uma lula da espécie Bigfin no oceano.

“Lula alienígena’” – Foto: Internet/Reprodução ND

Quem conseguiu esse registro raro da lula foram os cientistas do Centro de Pesquisa de Mar Profundo Minderoo-UWA, na Austrália. Por incrível que pareça, o encontro com a criatura marinha ocorreu por acaso.

Durante uma exploração na Fossa de Tonga, que fazia parte da Expedição Tonga Trench 2024, os pesquisadores encontraram o animal marinho.

O registro, pela primeira vez na região, foi feito nas águas profundas do Oceano Pacífico, na Fossa de Tonga, o segundo ponto mais profundo da Terra.

As imagens raras feitas pelos cientistas mostram uma lula da espécie bigfin. O animal chamou atenção dos pesquisadores com seus tentáculos enormes e aparência nada comum, quase extraterrestre.

Características da lula bigfin

As bigfin estão no gênero Magnapinna , “grande barbatana” em latim. Elas recebem esse apelido pelo fato de suas barbatanas se estenderem até cerca de 90% do comprimento do seu próprio corpo.

A imagem mostra as medidas de uma lula da espécie bigfin.

A maior lula bigfin registrada se estendia por mais de 6 metros de comprimento – Foto: Internet/Reprodução ND

A maior bigfin já registrada se estendia por mais de 6 metros de comprimento, e é possível que elas possam crescer ainda mais.

As lulas bigfin são as lulas que vivem em profundidades mais profundas no oceano que conhecemos, e podem viver em profundidades de mais de 6 mil metros.

Porque a lula tem tentáculos tão grandes?

Esses animais são imediatamente reconhecíveis por suas grandes nadadeiras (claro) e seus tentáculos longos e finos. Todos os 10 braços e tentáculos da criatura ficam pendurados para fora e para baixo de seus corpos, quase como uma aranha de pernas compridas.

A imagem mostra uma lula da espécie bigfin no mar.

Cientistas especulam que as lulas bigfin usam seus braços e tentáculos como uma aranha usa suas teias. – Foto: Internet/Reprodução ND

Alguns cientistas especulam que elas usam seus braços e tentáculos como uma aranha usa suas teias para capturar pequenas presas enquanto nadam.

Pesquisadores também suspeitam que o ângulo estranho de seus braços e tentáculos (que alguns compararam a cotovelos) ajuda a garantir que os longos tentáculos não fiquem emaranhados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.