Ibovespa Sobe 1,5% na Abertura com Estímulos da China e Avanço das Commodities no Radar

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Forbes Brasil | Abertura da bolsa

Forbes Brasil | Abertura da bolsa

Abertura da bolsa

O Ibovespa subia na abertura nesta terça-feira (24), em movimento endossado pelo avanço do preço de commodities como minério de ferro e petróleo, após a China anunciar seu maior pacote de estímulo desde a pandemia, bem como alta dos futuros em Wall Street.

Na cena local, agentes financeiros digeriam a ata da última reunião do Banco Central e falas do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, em evento promovido pelo Banco J. Safra em São Paulo.

Leia também

Getty Images
Forbes Money

Copom Confirma Tom Mais Duro em Ata e Não se Compromete com Ritmo de Ajuste

Getty Images
Forbes Money

Relatório Focus Volta a Elevar Projeção para a Selic em 2024

Getty Images/oatawa
Forbes Money

Como Investir para Ter Renda Passiva com Dividendos?

Às 10h40, o Ibovespa subia 1,57%, a 132.619,20 pontos, enquanto o contrato futuro do Ibovespa com vencimento mais curto, em 16 de outubro, mostrava alta de 1,31%. O dólar à vista caía 1,41%, a R$ 5,45  na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha queda de 0,54%, a R$ 5,514 na venda.

O documento mostrou que o Banco Central optou por não dar indicação futura sobre os próximos passos para os juros básicos no país diante de incertezas no cenário, mas insistiu em seu firme compromisso com a meta de inflação, também defendendo transparência da política fiscal do governo.

No exterior, os mercados globais avaliavam o anúncio de uma série de medidas de estímulo econômico na China, uma vez que o país asiático tem sofrido com uma contínua crise imobilíaria e uma demanda interna fraca, o que tem dificultado a perseguição de sua meta de crescimento.

O presidente do Banco do Povo da China, Pan Gongsheng, disse que a instituição cortará a taxa de compulsório dos bancos em 50 pontos-base e a taxa de recompra reversa de sete dias em 0,2 ponto percentual, para 1,5%, a fim de injetar mais liquidez na economia e reduzir os custos de empréstimos.

Também foram anunciadas medidas voltadas para impulsionar a compra de ações e o setor imobiliário.

O anúncio provocou uma melhora na percepção global sobre o consumo na China, maior importador de matérias-primas do planeta, impulsionando ativos em diversos mercados, incluindo ações e moedas de países com relações comerciais profundas com o gigante asiático.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Países emergentes e exportadores de commodities, como o Brasil, eram impactados positivamente através do aumento dos preços de produtos importantes para suas economias, como o petróleo e o minério de ferro.

Escolhas do editor

Victor Affaro
Colunas

Como Costanza Pascolato se Mantém Jovial aos 85 Anos


Escolhas do editor

Da Periferia para LA: Conheça o Showrunner Brasileiro Indicado Ao Emmy e Ao Grammy

Arte: Pedro Bandeira
Carreira

Mulheres CEOs: 50 Líderes à Frente das Maiores Empresas do Brasil e do Mundo

O post Ibovespa Sobe 1,5% na Abertura com Estímulos da China e Avanço das Commodities no Radar apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.