Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 define finalistas para o ASJ Final’s Day em Novembro

Com cerca de 112 atletas divididos em 13 categorias, a terceira etapa do Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 foi concluída neste último final de semana na praia da Joaquina. A competição atraiu surfistas de todo o estado e de outros países como Argentina e Japão.

Michel Demétrio se destacou com nota 10 em uma das baterias do circuito – Foto: Márcio David

Sábado de circuito e ‘altas ondas’ na Joaquina

Novamente as ondulações favoreceram a prática do esporte com ondas que chegaram a 1,5m nas séries (principalmente no sábado, maior dia da prova), mantendo a tradição do circuito de sempre ter “altas ondas” em suas etapas nos últimos anos.

No sábado foram decididas as categorias Pro/Junior, Feminino Open e SUB-16 Masculino. A primeira final a entrar na água foi a Pro/Junior, decidida nos segundos finais da disputa.

Gabriel Ogashara se destacou no sábado – Foto: Márcio David

Noah Machado liderou praticamente todo o confronto, mas faltando 20 segundos para o término Gabriel Ogasahara, que estava em segundo precisando de 6.15 para o título, executou um excelente aéreo reverse na junção para arrancar 6.60 pts e virar o resultado a seu favor.

Na etapa anterior Ogasahara estava vencendo a categoria e sofreu a virada no fim para Yuri Gabriel, terminando em segundo lugar. Noah Machado terminou em segundo, com João Rafael em terceiro e Yuri Gabriel em quarto lugar.

Yuri Gabryel dominou a final Sub-16 Masculina, com dois “highcores” de respeito, arrancados nas esquerdas perfeitas da Joaca. Ele marcou 8.25 em sua segunda onda e fechou a disputa marcando 9.0 pts com uma rasgada forte seguida de uma batida expressiva na junção.

Yuri Gabryel ‘voou’ nos mares da Joaquina – Foto: Márcio David

Yuri deixou todos seus oponentes em uma combinação de notas na final. Michel Demétrio finalizou a prova com o vice-campeonato, deixando Nicolas Donato em terceiro e o local João Rafael na quarta colocação.

Na última final do sábado, Luiza Rosa Teixeira, da praia do Rosa, venceu a Feminino Open aproveitando bem as esquerdas de frontside, deixando Gaby Borges na segunda posição.

Pódio do feminino Open – Foto: Márcio David

Kauanny de Souza ficou com o terceiro posto, deixando a jovem Ane Leite na quarta posição.

Domingo de sol e altas ondas na Joaca para definição de nove títulos da etapa

O destaque do domingo ensolarado que abriu a primavera no hemisfério sul foi o surfista do Campeche Michel Demétrio. Numa direita volumosa surfada durante a primeira semifinal da SUB-14 Masculina, ele executou um aéreo alto de backside com rotação, seguida de uma batida na junção para arrancar uma nota 10.

O feito de Michel foi o único do evento, comandado pelo quadro técnico da ASJ, com o árbitro olímpico e integrante do quadro oficial da WSL Luiz Antonio Dantas.

Após uma maratona de baterias, a primeira decisão a entrar na água foi a Adaptado Masculino Performance. Luciano Nem venceu mais uma, virando o resultado no finalzinho para cima de Fidel Teixeira, que terminou em segundo lugar.

Surf adaptado marcou presença no evento – Foto: Márcio David

A decisão seguinte foi a Surf Adaptado Intelectual, que coroou Lars Bayer como vencedor, deixando em segundo Rafael Vaz. Yudi Amaok terminou em terceiro, Luan Veloso em quarto e Vinícius Vieira em quinto lugar.

Na final da Deficientes Visuais o título foi para Adriano Alves, que derrotou sua esposa, Mariana Busnello na decisão. Maria do Sol foi a única surfista na Adptado Feminino e ficou com o título da etapa.

A final Master teve o domínio do local Ronaldo Silveira, que sacramentou o título da etapa e marcar a maior nota da decisão (8.25). Jefferson Duarte foi o segundo, Márcio Farney em terceiro e Diego Rosa na quarta colocação.

A decisão da Sub-10 Masculino deu sequencia às finais com a vitória de Guilherme Goulart, que definiu o título surfando apenas duas ondas na final. Rafael Acom foi o segundo, com Bruce Júnior em terceiro e o argentino Juan Silvarino finalizando no quarto posto.

Presença e talento das crianças nas águas chamou atenção dos presentes – Foto: Márcio David

A final da Sub-12 Masculina teve a vitória do surfista de Navegantes (SC) Henrique Surfboy, que arrancou 9.0 pts em uma batida de alto risco numa junção forte da Joaca. Luca Messenger foi o vice-campeão, com Noah Teixeira em terceiro e Miguel Pereira em quarto lugar.

Michel Demétrio comprovou sua grande fase nas competições marcando 7.00 pontos na bateria (melhor nota da decisão) para vencer com folga a Sub-14 Masculina. Lucas Miguel ficou com o segundo posto, Luca Messenger em terceiro e Lucas Leal na quarta colocação.

A categoria Local teve uma disputa equilibrada entre os quatro finalistas. João Rafael levou a melhor e ficou com o título, virando o resultado pra cima do então líder da bateria André Costa por uma pequena diferença. Eduardo Cechinel terminou em terceiro lugar e Kaue Carmona na quarta colocação.

A final da Feminino Sub-14 foi vencida pela surfista de Balneário Camboriú (SC) Lulu Vivan, que deixou Kauanny de Souza com o vice-campeonato, Joana Martins na terceira colocação, a argentina Jacinta Silvarino em quarto e Analu Rosa na quinta posição.

Bateria de Apresentação Pais e Filhos ASJ

Durante o domingo aconteceu a bateria de Apresentação de Pais e Filhos. No total foram dez duplas de pais e filhos na água sem disputa com vencedores.

Ao término da apresentação, todos receberam medalhas da etapa e foram sorteados kits para os participantes com vouchers em restaurantes locais.

Etapa contou com a presença ilustre do ex-tenista Guga Kuerten – Foto: Márcio David

A definição de todos os campeões da temporada 2024 do Circuito ASJ será no dia 9 ou 10 de novembro, com as disputas do ASJ Final’s Day. A competição reunirá os quatro melhores atletas de cada ranking, onde os segundos, terceiros e quartos colocados disputam uma semifinal, com os vencedores se classificando para encararem os líderes dos rankings numa final.

“O Circuito Fico Kids and Kings ASJ hoje é uma realidade no surf de base brasileiro. Há alguns anos decidimos fazer a diferença quando o assunto foi promover um circuito local forte que atraísse não só surfistas de todo o estado, mas também de outras partes do Brasil. Acredito que estamos conseguindo atingir nosso objetivo” comentou Cristiano Melo, promotor do circuito ASJ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.