O que é Cloudflare e como ela fez o X voltar a funcionar no Brasil?

A saga do X, antigo Twitter, no Brasil teve um novo capítulo nesta quarta-feira (18). A plataforma, bloqueada judicialmente, voltou a ficar acessível para os usuários graças a uma mudança nos servidores da rede, possibilitada pela Cloudflare, nova personagem desta “novela”. Afinal, o que é Cloudflare?

Trata-se de uma empresa de infraestrutura digital. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), agora, estuda o melhor caminho para suspender novamente o acesso ao X.

O que é Cloudflare e como ela fez o X voltar a funcionar no Brasil?

Na noite de terça-feira (17), o X fez uma mudança técnica e alterou o IP (Internet Protocol, um identificador) da rede social. A plataforma se associou aos servidores da Cloudflare. Assim, o antigo Twitter “driblou” o bloqueio judicial e voltou a ficar acessível aos brasileiros.

O que é Cloudflare e como funciona?

A empresa norte-americana, fundada em 2009, é uma das maiores redes que operam na Internet. A missão da Cloudflare é “construir uma Internet melhor”. O público-alvo é amplo: empresas, organizações sem fins lucrativos, blogueiros e qualquer pessoa que deseje ter sites e aplicativos mais rápidos e seguros.

O que é Cloudflare: empresa mascara o IP do X/Twitter

O que é Cloudflare: empresa ‘entra’ na ‘novela’ envolvendo o X/Twitter – Foto: Reprodução Internet

A Cloudflare nasceu com o objetivo de tornar a navegação na Internet mais segura e eficiente, otimizando o desempenho de sites e aplicativos. A lista de serviços tem CDN (Content Delivery Network), proteção contra ataques DDoS (ataques de navegação), gerenciamento de DNS (Domain Name System) e ferramentas de firewall.

Para otimizar a navegação, o que é Cloudflare se utiliza do que é chamado de rede de borda da CDN (rede de distribuição de conteúdo na internet), para que o conteúdo fique o mais perto possível do usuário. A empresa conta com 330 data centers em cidades espalhadas pelo mundo justamente para acelerar a navegabilidade. São vários servidores pelo mundo para que o carregamento de sites seja o mais rápido possível.

A CDN é um grupo de servidores, espalhados geograficamente, que armazena conteúdo em cache o mais próximo possível ao usuário. Esse recurso possibilita uma ação mais rápida para carregar o material da Internet (páginas HTML, arquivos em JavaScript, imagens e vídeos).

O serviço oferecido pela o que é Cloudflare se popularizou e é responsável por boa parte do tráfego da Internet. Facebook, Netflix e Amazon utilizam a CDN em seus sites.

Além de melhorar o tempo de carregamento do site, a CDN também aprimora a segurança na internet. Isso porque ela ajuda a mitigar o DDoS, que é proteger um servidor ou rede de destino contra um ataque de navegação de serviço distribuído.

A importância da Cloudflare para plataformas como X/Twitter

A empresa norte-americana oferece um serviço fundamental para “gigantes” da Internet, que contam com um número grande de usuários e que precisam se proteger de ataques. O que é Cloudflare, assim, utiliza equipamentos de rede especialmente projetados e tem serviço de proteção digital baseado em uma nuvem.

O provedor na nuvem trabalha com quatro estágios de mitigação contra ataques: detecção (distinção entre alto volume de tráfego e tráfego de ataque), resposta (é a rede de proteção reagindo a uma ameaça), roteamento (divisão do tráfego em blocos gerenciáveis) e adaptação (análise do tráfego para buscar padrões).

Bloqueio do X/Twitter no Brasil: O que aconteceu?

O bloqueio judicial imposto ao X

O X está bloqueado no Brasil por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 30 de agosto, o ministro Alexandre de Moraes ordenou a suspensão da rede social porque a plataforma não cumpriu a exigência de indicar um representante legal do X no País. A decisão de Moraes foi corroborada pela 1ª Turma do STF.

Ministro Alexandre de Moraes ordenou o bloqueio do X e agora o que é Cloudflare complica a situação

Ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do X – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dono do X, Elon Musk é investigado em um inquérito que apura eventuais atos de obstrução à Justiça, incitação ao crime e organização criminosa. Em “resposta” às determinações de Moraes, Musk anunciou o encerramento das atividades do escritório da rede social no Brasil. Ele, então, foi intimado a apresentar um representante. O empresário não cumpriu. Assim, o ministro do STF, posteriormente, ordenou o bloqueio da plataforma.

Em comunicado no perfil do X, Elon Musk atacou o ministro do STF: “Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.”

Como a Cloudflare interveio?

O X recorreu à Cloudflare. A plataforma basicamente alterou o endereço de IP dos servidores e passou a usar os serviços da empresa norte-americana. Essa mudança possibilitou que os brasileiros possam acessar a rede social.

A Cloudflare “mascara” o IP do X, bloqueado pela Justiça. Trata-se de um “escudo”. A empresa de Elon Musk está usando os serviços de provedores da Cloudflare, o que complica a vida da Anatel de bloquear a rede social.

Alexandre de Moraes e Elon Musk: empresário questionou o ministro do STF

O que é Cloudflare: empresa vira personagem do embate entre STF e Elon Musk, dono do X | Foto: Reprodução

A CDN do que é Cloudflare faz com que o tráfego possa ser roteado de outros servidores, espalhados pelo mundo. Assim, a Agência Nacional de Telecomunicações deve ter dificuldade para bloquear o acesso em um local específico.

Além disso, a Cloudflare hospeda outros sites. Desta forma, restringir um IP da empresa significaria bloquear o acesso de outros sites que usam os serviços da empresa norte-americana.

Como a Cloudflare ajudou a contornar o bloqueio do X no Brasil?

A tecnologia de mascaramento de IP da Cloudflare

A CDN redireciona o tráfego utilizando uma rede de servidores espalhados pelo mundo. Esses servidores que “aproximam” o usuário do conteúdo, para a navegação ficar mais rápida.

No caso do IP mascarado do X, a hospedagem agora está a cargo do que é Cloudflare. Assim, espalhada em servidores, o que torna um novo bloqueio mais difícil. Segundo o R7, a Anatel já estuda o melhor caminho para bloquear a rede social outra vez. Entretanto, pode demorar dias.

O impacto da distribuição de conteúdo (CDN) no desbloqueio

Como a Cloudflare trabalha para outros clientes, um bloqueio de IP, por exemplo, significaria restringir outros sites, causando problemas para empresas que não têm participação na “novela” envolvendo X.

Rede social foi suspensa no Brasil em agosto, conforme decisão do STF – Foto: Forbes/Reprodução/ND

A Anatel, assim, tem a missão de encontrar uma fórmula que cumpra a decisão do STF, de bloqueio do X no Brasil, mas sem prejudicar o serviço para outros milhões de usuários.

É possível bloquear o X/Twitter mesmo com o uso da Cloudflare?

Técnicas de bloqueio que poderiam ser usadas

Uma possibilidade para impedir o acesso ao X novamente é bloquear o DNS da rede social. Assim, impedir o acesso ao domínio “x.com”. O problema é que isso pode ser contornado com o uso de DNS alternativos.

O que é Cloudflare: nova personagem da saga envolvendo o X/Twitter | Foto: Lucas Fantinatti/ ND

A inspeção de pacotes (DPI) é uma possibilidade para rastrear o tráfego do X, mesmo sob hospedagem da o que é Cloudflare. Entretanto, essa técnica tem desafios de privacidade do usuário.

O cenário com a entrada da Cloudflare Twitter, assim, indica que a ordem de manter o X fora do ar no Brasil, na prática, fica mais difícil, com a complexidade técnica que existe.

As limitações do bloqueio de IPs da Cloudflare

Ao receber a hospedagem do X, a Cloudflare “mascara” o IP original da rede social. Por abrigar outros sites, um bloqueio de IP significaria atingir outras plataformas que não têm restrição.

Desta forma, a ação utilizada contra o X, de bloqueio de IP, fica mais complexa de ser realizada com o que é Cloudflare, para não afetar outros sites que usam a mesma infraestrutura.

O que vem a seguir na polêmica do X/Twitter no Brasil?

Regulação de plataformas globais no Brasil

A tecnologia de redes de distribuição de conteúdo e a tecnologia de ocultação de tráfego usadas pela o que é Cloudflare é um empecilho a mais para a área de regulação de plataformas digitais globais. Isso porque dificulta restrições, como a de bloqueio do X. Além das dificuldades técnicas, é preciso lidar com jurisdições de outros países.

Em relação ao X/Twitter bloqueio no Brasil, a Anatel busca a maneira mais viável de bloquear o acesso à rede social, como determina a ordem do STF.

O que é Cloudflare: a política de neutralidade da empresa

A empresa norte-americana costuma utilizar a política da neutralidade. Ela não interfere na operação dos clientes. Para isso, precisa receber uma ordem legal direta. Ou seja, ser notificada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.