VÍDEO: Preso líder de organização criminosa que vazou informações da Operação Tio Patinhas

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, prendeu, nesta quarta-feira (18), um homem que estaria envolvido no vazamento de informações sigilosas da investigação Tio Patinhas, deflagrada em 24 de julho deste ano. Segundo a polícia, o suspeito seria o líder da organização criminosa.


Polícia prende líder de organização criminosa que vazou informações da operação Tio Patinhas – Vídeo: Divulgação/PCSC/ND

Como o nome do suspeito não foi divulgado, a reportagem não conseguiu localizar sua defesa até a última atualização desta matéria.

Homem que teria vazado informações da Operação Tio Patinhas sendo preso pela Polícia Civil

Investigação da Polícia Civil começou após a deflagração da segunda fase da Operação Tio Patinhas, em julho de 2024, que visava desarticular um esquema de venda de drogas em Santa Catarina – Foto: Divulgação/PCSC/ND

A investigação da Polícia Civil começou após a deflagração da segunda fase da Operação Tio Patinhas, em julho de 2024, que visava desarticular um esquema de venda de drogas em Santa Catarina. À época, foram expedidas 72 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. Contudo, a ação foi frustrada por conta do vazamento de informações sigilosas para os criminosos, os quais estavam vinculados a uma facção criminosa com atuação em Florianópolis.

Chegou ao conhecimento da DRACO/DEIC inúmeros relatos de que a operação havia “vazado” e que diversos investigados haviam sido avisados previamente sobre a data da operação policial, o que prejudicou o cumprimento das ordens judiciais. Diante dessas informações foi instaurado inquérito policial para apurar a prática dos crimes de associação ao tráfico, participação em organização criminosa e violação de sigilo funcional.

Estagiária do TJ vazou informações da Operação Tio Patinhas para facção em SC

No dia 20 de agosto, uma estagiária do fórum de Florianópolis foi presa suspeita de ser a responsável por acessar indevidamente os autos da investigação sigilosa. Conforme apurou a investigação, ela teria feito mais de 25 acessos, grande parte no período da madrugada e de sua própria residência durante o final de semana que antecedeu a operação “Tio Patinhas 2”.

As investigações tiveram prosseguimento e foi apurado, segundo a polícia, o envolvimento de outras pessoas, integrantes de organização criminosa que atuam no complexo esquema criminoso, associado ao tráfico de drogas e à organização criminosa, voltado ainda à violação do sigilo de investigações sensíveis.

Operação Tio Patinhas

A investigação teve como alvo um grupo especializado em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e venda de armas, que tinha como clientes alguns “ricaços” do estado. A investigação apontou que ao menos 45 pessoas estariam envolvidas no esquema criminoso.

Quadro encontrado na casa do alvo da operação fazia referência a famoso personagem da Disney – Foto: Reprodução/Polícia Civil/ND

Na segunda fase da operação, cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e 6 kg de drogas foram apreendidos. Durante a primeira etapa, outros dois suspeitos foram detidos pelo mesmo crime.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.