Morcego positivo para raiva é encontrado no Centro de Tubarão

A Gerência Regional de Saúde de Tubarão confirmou na tarde desta segunda-feira, dia 16 de setembro, que um morcego infectado com o vírus da raiva foi identificado na rua Coronel José Martins Cabral, na margem esquerda do Centro da Cidade Azul.

As informações foram repassadas pela Gerência Regional de Saúde de Tubarão na tarde desta segunda-feira (16). “Estamos organizando, juntamente com a secretaria municipal de Saúde, o bloqueio vacinal de cães e gatos, casa a casa, na área de 300 metros a partir do foco, na rua Coronel José Martins Cabral. Importante ressaltar a toda população que mantenham seus animais de estimação, bem como herbívoros, vacinados contra a raiva”, explica a bióloga da Regional, Sabrina Fernandes Cardoso.

Pretendemos acabar esta semana a vacinação da primeira dose nos cães e gatos domiciliares e também dos errantes, e daqui a um mês será realizada a segunda dose”, completa.

Sabrina conta que o animal foi encontrado em uma casa, vivo, quando o cachorro da família latiu. A moradora acionou a Unidade de Zoonoses, que coletou o morcego e mandou para análise.

Ele foi encontrado no final de agosto e agora o resultado, feito pelo laboratório da Cidasc, em Joinville, enviou o resultadoE”, pontua.

A bióloga afirma que há pelo menos nove anos não era encontrado um morcego positivo para raiva em área urbana.

Eles são geralmente encontrados em áreas rurais, o que causa uma preocupação ainda maior ao se encontrar no Centro da cidade”, completa.

Além disso, a região apresenta vários focos de raiva em herbívoros: bovinos e equinos, além de um caso humano em 2019. A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que possui uma taxa de letalidade próxima a 100%. Prevenção é sempre o melhor remédio”.

Fonte|Foto: Sulagora    

Adicionar aos favoritos o Link permanente.