‘Escapando da dieta’: gato obeso fica entalado ao tentar fugir de centro de reabilitação

O novo tratamento para emagrecer parece não ter agradado um gato obeso. O bichano acabou ficando entalado em uma sapateira após a tentativa de fuga do centro de reabilitação.

A imagem mostra um gato obeso de coloração laranja preso em uma sapateira.

Kroshik é o nome do gato russo com 17 kg  – Foto: ND+ Blumenau (1)

A história do gato obeso

Recentemente, o “gatinho” que pesava 17 kg havia sido resgatado de um porão de um hospital na Rússia e levado para um abrigo da cidade de Perm. Desde então o gato passava por uma dieta regrada e exercícios diários para melhorar a forma física e vencer a obesidade.

Apesar do carinho recebido no abrigo, o tratamento parece não ter agradado o gato Kroshik, que significa Migalhas em russo, devido ao fato do bichano não deixar um farelo sequer após as refeições. Ele simplesmente acabou preso em uma sapateira após tentar fugir do centro de reabilitação.

O que é obesidade em gatos?

Existe uma grande diferença entre um gato um pouco mais “cheinho” e um gato obeso. Um gato é considerado acima do peso quando pesa 10-20% a mais do que seu peso corporal ideal, e obeso quando o excesso de gordura está mais de 20% acima do seu peso corporal ideal.

A obesidade felina é uma doença muito comum, ocorrendo em até 63% dos gatos em países desenvolvidos. O excesso de peso nos gatos obesos representa riscos significativos à saúde do bichano, como:

  • sistema imunológico enfraquecido;
  • distúrbios endócrinos e metabólicos;
  • doenças cardiovasculares;
  • artrite.

Gatos de meia-idade, de 8 a 12 anos, castrados, que vivem somente em locais fechados tendem a ter mais risco de se tornarem obesos.

Por isso, é recomendado visitar o veterinário com frequência e ter estratégias de dieta e alimentação para controlar o sobrepeso do gatinho.

Sintomas de obesidade em gatos

Gato obeso entra em rigorosa dieta após não conseguir andar – Foto: Internet/Reprodução ND

É preciso levar os bichos de estimação ao veterinário com frequência. Caso contrário, o risco de não identificar alguma doença como a obesidade felina pode aumentar. Existem alguns sintomas, além do ganho de peso, presentes em gatos obesos que podem ser observados:

  • Dificuldade em pular ou subir escadas;
  • Olhando de cima, as costas do gato obeso parecem planas e/ou o perfil do gato parece retangular;
  • Ficar sentado ou deitado muitas vezes e demonstrar falta de vontade de se levantar e se movimentar;
  • Perda de uma cintura visível;
  • Incapacidade do tutor do animal de estimação sentir os ossos das costelas ou do quadril;
  • Pelagem suja, bagunçada;
  • Evacuações intestinais menos frequentes e/ou mais passagem de gases

Causas da obesidade em gatos

As razões para a obesidade em gatos podem ser variadas e podem depender de características específicas do animal e da sua dieta:

  • Gatos de meia-idade, de 8 a 12 anos, têm maior probabilidade de estar acima do peso do que gatos mais jovens ou idosos.
  • Gatos castrados, machos e fêmeas, tendem a ter um apetite mais forte do que gatos não castrados.
  • Gatos que vivem em ambientes fechados ou com acesso restrito ao ar livre geralmente apresentam sobrepeso devido à maior inatividade e menos oportunidades de exercícios para queimar calorias.
  • Alimentar gatos com uma dieta composta principalmente de comida seca tende a promover ganho de peso mais do que uma dieta composta de comida enlatada.
  • Se seu gato comer muito rápido, isso pode causar “miados de súplica”, o que faz com que ele coma mais comida fora do horário para mantê-lo entretido e quieto.
  • Alimentar seu gato com uma ou duas refeições grandes por dia pode aumentar o risco de obesidade em comparação com refeições pequenas e frequentes.
  • Petiscos tendem a ter mais gordura e calorias do que a dieta normal de um gato, então oferecer muitos ao longo do dia aumenta rapidamente o total de calorias oferecidas e pode criar uma dieta desequilibrada.

Como tratar um gato obeso

Com base na saúde do seu gato, o veterinário primeiro irá calcular uma média de calorias fornecidas por dia para ajudar com a perda de peso e, então, combinar algumas estratégias para lidar com a condição de obesidade do gato como:

  • Alimentos com restrição calórica: na maioria das vezes, um alimento com controle calórico será recomendado para promover a perda de peso, mas manter a massa muscular magra. Dietas com baixo teor de carboidratos e gorduras, com mais proteína e fibras insolúveis, são geralmente recomendadas para promover a sensação de saciedade.
  • Dieta seca vs. enlatada: pode ser necessário mudar de uma dieta seca para uma enlatada para atingir melhor as metas nutricionais. Lembre-se de nunca deixar alimentos úmidos em temperatura ambiente por mais de 2 a 4 horas para evitar o crescimento bacteriano.
  • Dietas veterinárias prescritas: podem ajudar ainda mais a promover a perda de peso.

O gato obeso “fujão” está se recuperando

Apesar da recaída, Ekaterina Bedakova, veterinária responsável pelo gatinho Kroshik, viu a situação de fuga com bons olhos. Para ela, é um indício de recuperação.

“Ficou extremamente descontente quando o encontramos disfarçado de chinelos, mas, depois de uma porção de comida, se acalmou”.

A meta de perda de peso para o gatinho é entre 70 g a 150 g por semana, até que alcance o peso recomendado que é de 4,5 kg.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.