Governo dá auxílio de R$ 15 mil para quem vive com maiores de 75 anos

Se você convive com uma pessoa com mais de 75 anos pode ser beneficiário de um auxílio de 2.550 euros (cerca de R$ 15,5 mil reais). Para isso, porém, é necessário morar na Espanha e cumprir uma série de requisitios.

Auxílio pode chegar 2.550 euros

Auxílio é concedido por meio de dedução fiscal – Foto: Noticias Trabajo/Reprodução/ND

Este auxílio consiste na dedução do valor na Declaração do Imposto Sobre o Rendimento (similar ao Imposto de Renda do Brasil), concedida pela Agência Tributária espanhola.

Veja como funciona o auxílio

Para quem vive com pessoas maiores de 65 anos, o benefício é de cerca de 1.150 euros. No caso de quem mora com pessoas acima de 75 anos, há um acréscimo de 1.400 euros no valor do desconto.

De acordo com o portal Noticias Trabajo, o principal objetivo do auxílio é permitir que os lares com pessoas idosas tenham ajuda para aliviar os encargos financeiros e cobrir despesas básicas.

Confira os requisitos para o auxílio

  • Tem que ser ascendente para solicitar;
  • É necessário ter mais de 65 anos para a dedução geral (1.150 euros) e mais de 75 anos para a adicional (1.400 euros), à data de acumulação do imposto. Também se aplica se você tiver um grau reconhecido de deficiência de 33% ou superior;
  • Se você tem alguma deficiência, não importa a sua idade;
  • Ter vivido juntos na casa da família por no mínimo metade do ano;
  • O ascendente não pode ter rendimentos superiores a 8.000 euros anuais;
  • Caso dependam do contribuinte, mas estejam internados em centro especializado, também é possível aplicar o desconto na Declaração de Imposto de Renda;
  • Não se aplica aos contribuintes que declarem IRS superior a 1.800 euros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.