A cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina, é uma das mais castigadas pelas fortes chuvas que atingem a região desde este sábado (24), e o cenário de destruição causado pela água fez a Defesa Civil interditar uma casa no bairro Itinga, neste domingo (25).
O imóvel do motorista Thiago Dehn fica próximo da SC-418, e ficou em risco após o deslizamento de um barranco. A terra não suportou o volume de chuvas e acabou cedendo.
A situação da casa já preocupava Thiago há dois meses, quando uma rachadura apareceu no muro da casa e o terreno começou a apresentar instabilidade. Com a chuva deste sábado, o cenário se agravou. “Vou ter que arrancar dinheiro não sei de onde para alugar outra [casa]”, fala o motorista.
Thiago e a esposa já tinham começado a mudança para outra residência durante a semana, e agora precisam encarar as fortes chuvas para terminar de organizar o imóvel onde passarão a morar. “Agora eu e a minha mulher estamos limpando lá, desde terça-feira”, conta.
Chuvas causaram deslizamento na SC-418
Um deslizamento na avenida Prefeito Natalino Miqueluti (SC-418), na comunidade de Itinga, também preocupa motoristas. O local está sinalizado e o trânsito flui normalmente.
A Defesa Civil, os Bombeiros Voluntários, os Bombeiros Militares e a Secretaria de Obras e Infraestrutura estão, neste momento, nas ruas atendendo aos chamados e fazendo o levantamento dos prejuízos.
Abrigo e distribuição de kits para atingidos
A partir de segunda-feira (26), a Secretaria de Assistência Social realizará visitas aos moradores atingidos para dar os encaminhamentos necessários, assim como efetuar a distribuição de cesta básica, água, kits de higiene e limpeza para quem necessitar.
A casa de passagem também segue em alerta, caso seja preciso abrigar alguma família.