FOTOS E VÍDEO: Chuvas em Joinville destroem quintais e equipamentos no bairro Vila Nova

As chuvas persistentes em Joinville causaram mais estragos na madrugada deste domingo (25). Moradores do bairro Vila Nova, que já sofreram com as condições meteorológicas em outros anos, tiveram novamente problemas e diversos impactos estruturais.

Quintal de casa de Joinville destruído pelas fortes chuvas

Quintal do morador Ingo Gutknecht foi destruído pelas chuvas, e estragos se estenderam até a equipamentos de construção. – Foto: Márcio Falcão/ND TV

Uma das residências mais afetadas foi a de Ingo Gutknecht, na rua Adolpho Kluver. Pego de surpresa enquanto dormia, ele suspeita de ter perdido equipamentos de construção civil e viu o quintal ser completamente alagado.

“Foi um susto muito grande para nós”, disse ele sobre as chuvas ao repórter Márcio Falcão, da NDTV. “Eu estava dormindo, escutei o barulho e vim ver. Era só água no quintal, água na rua e lodo, tudo junto”, completou, detalhando os estragos.

Alagamento prejudicou equipamentos de construção civil de Ingo - Márcio Falcão/ND TV

1
3

Alagamento prejudicou equipamentos de construção civil de Ingo – Márcio Falcão/ND TV

Quintais e ruas foram tomados pelas chuvas em Joinville - Márcio Falcão/ND TV

2
3

Quintais e ruas foram tomados pelas chuvas em Joinville – Márcio Falcão/ND TV

Desmoronamentos afetaram a região do bairro Vila Nova - Márcio Falcão/ND TV

3
3

Desmoronamentos afetaram a região do bairro Vila Nova – Márcio Falcão/ND TV

“Provavelmente (as máquinas estão estragadas). Vamos ver e esperar para levar para o conselho. Se der para arrumar, tudo bem. Senão, tem que comprar novas”, disse Ingo a respeito dos equipamentos prejudicados.

Chuvas causam estragos em Joinville desde sábado

O acumulado na cidade chegou a 120 milímetros em seis horas no último sábado (24). Durante a tarde, veículos e ruas ficaram debaixo d’água. Na rua Marajó, uma cena chamou a atenção: motoristas voltaram na contramão ao se deparar com o cenário.

Chuva causou transtornos no trânsito de Joinville com carros voltando na contramão na rua Marajó – Vídeo: Márcio Falcão/NDTV

O volume de precipitação registrado pela Defesa Civil nas últimas 24 horas ultrapassa os 210 milímetros. Fora isso, 20 deslizamentos, cinco quedas de muro, duas quedas de árvore e 23 alagamentos a residências. Isso fez com que o município preparasse um decreto de situação de emergência.

A Defesa Civil está de plantão para controle de ocorrências causadas pelas chuvas, atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville também para a remoção de pessoas em áreas alagadas.

Com o tempo instável, além do risco de alagamento, como no bairro Vila Nova, podem ocorrer novos deslizamentos de terra. Essa condição exige atenção, principalmente, dos que moram próximo a rios e morros.

Ônibus parcialmente submerso durante enchente em Joinville

Ônibus ficou parcialmente debaixo d’água em Joinville – Foto: Divulgação/ND

Em caso de alagamento, a orientação da Defesa Civil é evitar circular em áreas com água acumulada. Junto a isso, ter cuidado com crianças próximas a pontes e ribeirões, em função da correnteza, que tende a aumentar.

Situações de emergência podem ser comunicadas para a Defesa Civil, pelo número 199, ou aos Bombeiros Voluntários, no 193.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.