Opinião | Desenvolvimento dos municípios passa pelo empreendedorismo

A conquista do voto pela agenda do empreendedorismo passa pelo DNA e pela essência de cada município. Estamos diante de uma excelente oportunidade para debater ideias que possibilitem aos candidatos apresentarem à sociedade uma agenda de desenvolvimento sustentável, incentivando a renda digna com fundamento na energia do empreendedorismo.

Os pequenos negócios são o motor na geração de empregos em todo o país. Somente em 2023, de cada 10 empregos gerados, oito vieram das micro e pequenas empresas. E apenas no acumulado de 2024 – de janeiro a julho –, o segmento gerou mais de 900 mil empregos. As propostas de campanha precisam contemplar esse universo que corresponde a 95% dos empreendimentos brasileiros e 30% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Com a economia no rumo certo com as medidas do governo Lula e do vice Geraldo Alckmin, os pequenos negócios exercem papel fundamental na diminuição das desigualdades. Os cerca de 22 milhões de pequenos negócios constroem territórios mais prósperos, inovadores e sustentáveis.

Essa discursão passa pelas áreas de Compras Governamentais, Cooperativismo e Crédito, Empreendedorismo Feminino e Diversidade, Inclusão Socioprodutiva, Inovação, Lideranças Locais, Marketing Territorial, Microempreendedor Individual (MEI) e Simplificação e Desburocratização e Sustentabilidade.

Quando fui prefeito de Blumenau, pude conviver com os anseios e as reivindicações daqueles que habitam o território. Era no dia a dia, nos despachos diretos com a população que conseguia avançar e entregar uma cidade capaz de responder às necessidades tão diversas, mas essenciais para tornar o espaço territorial ainda mais empreendedor e competitivo economicamente.

O Sebrae atua junto desses territórios, desbravando suas potencialidades, o DNA, sua essência. As compras públicas podem ser um bom exemplo para materializar a ideia de como os municípios podem alcançar autonomia econômica. O Sebrae é um dos principais atores na luta para que o poder das compras governamentais se traduza em desenvolvimento por meio dos pequenos negócios locais. Todo esse esforço contribuiu para que R$ 42 bilhões fossem direcionados aos pequenos negócios em 2023, valor correspondente a 25% do total de compras governamentais no país.

É nesse sentido que defendo que a transformação está na luta de cada cidadão pelo território em que habitam e, consequentemente, pelo candidato e candidata nessas eleições de 2024.
Esperamos que cada candidato conheça essas importantes pautas de gestão municipal, contribuindo para melhorar o ambiente de negócios para os pequenos e, consequentemente, a qualidade de vida nos municípios.

Os pequenos negócios no Brasil possuem uma força extraordinária. São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão. Nesse contexto, os pequenos negócios têm um papel estratégico, na medida em que são a base da economia dos mais de 5,5 mil municípios no país.

Os empresários de pequenos negócios são um universo de formiguinhas que não cansam e movimentam bairros, comunidades, municípios e movem o país. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida e pelo desenvolvimento dos seus territórios.

Para que o DNA dos municípios sejam bandeiras de desenvolvimento, o Sebrae se apresenta como parceiro do candidato empreendedor e da candidata empreendedora, que tenha por missão contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional

Adicionar aos favoritos o Link permanente.