Moradores de Blumenau contabilizam estragos após alagamento causado por galeria entupida

Moradias localizadas em um terreno situado no bairro Ponta Aguda, em Blumenau, foram tomadas pela água, que deixou um rastro de lama e causou diversos estragos. O alagamento ocorreu devido à uma galeria entupida.

Moradores de Blumenau contabilizam estragos após alagamento causados por galeria entupida – Foto: Portal Alexandre José/Reprodução ND

Os moradores relatam que já solicitaram a limpeza da galeria para a Prefeitura Municipal. Contudo, a Secretaria de Obras alega que foi o descarte de lixo no local que causou o alagamento.

Moradores estão apreensivos com possibilidade de novas ocorrências

Carla Fabiana da Silva Costa, de 47 anos, foi uma das pessoas atingidas pela força da água. Ao Portal ND Mais, ela contou que além dos estragos, seu marido acabou ferido ao tentar salvar os itens de casa e levou 17 pontos na perna.

Rastro de lama foi deixado pelo local  - Portal Alexandre José/Reprodução ND

1
4

Rastro de lama foi deixado pelo local – Portal Alexandre José/Reprodução ND

Casa da moradora foi tomada pela água - Portal Alexandre José/Reprodução ND

2
4

Casa da moradora foi tomada pela água – Portal Alexandre José/Reprodução ND

Inúmeros estragos foram registrados  - Portal Alexandre José/Reprodução ND

3
4

Inúmeros estragos foram registrados – Portal Alexandre José/Reprodução ND

Alagamento aconteceu na madrugada de domingo (10) - Portal Alexandre José/Reprodução ND

4
4

Alagamento aconteceu na madrugada de domingo (10) – Portal Alexandre José/Reprodução ND

A mulher reside na Rua Rosário, em um terreno que conta com três residências, todas atingidas pelo alagamento na madrugada de domingo (10).

“Isso já vem acontecendo há vários anos, mas não com esta intensidade. Sempre estamos em alerta e já temos algumas contenções, mas dessa vez, não tivemos tempo”, explica.

Carro do sogo de Carla foi arrastado pela água e se chocou na parede – Foto: Portal Alexandre José/Reprodução ND

Conforme Carla, na segunda-feira (11), a Prefeitura de Blumenau e agentes da Defesa Civil foram até o local para averiguar a situação da galeria, localizada na Rua Gênova, transversal com a Rua Rosário.

“A Defesa Civil nos orientou que do jeito que está, qualquer chuva que vir vai acontecer novamente. Estamos bem apreensivos”, ressaltou.

A mulher ainda comunicou que em fevereiro enviou um pedido de urgência para a prefeitura, solicitando a limpeza da galeria, mas que até então, nada foi feito.

Imagens coletadas pelo Portal Alexandre José, parceiro do Portal ND Mais, mostram a intensidade com que a água desceu para as casas.


Moradores foram pegos de surpresa com a força da água – Vídeo: Portal Alexandre José/Reprodução ND

Prefeitura diz que está acompanhando o caso

A Secretaria de Obras alega que a galeria entupiu por conta de sujeira e dejetos “que os próprios moradores descartaram incorretamente no córrego, e essa sujeira com o volume de chuva entupiu e represou a água”.

Por meio de uma foto, a secretaria aponta que um morador construiu a garagem em cima do local onde passa o córrego, “o que provocou o alagamento, pois a sujeira acumulada entupiu a galeria e represou”.

Local onde garagem foi construída – Foto: Secretaria de Obras/Reprodução ND

A prefeitura ainda informou que a Secretaria de Manutenção está cuidando da situação no que for possível, mas que o morador precisa ajudar e remover a garagem da passagem do córrego.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.