Qual é a melhor forma de comer tomate para purificar os rins e proteger o coração?

Um fruto popular na mesa dos brasileiros e que é comumente confundido com legume, pode prevenir uma série de problemas de saúde. O tomate, muito comum nas cozinhas brasileiras, pode ajudar a prevenir diversas doenças no organismo.

Salada de fruto popular e outros ingredientes

Fruto popular faz parte da culinária de diversos países – Foto: Freepik/ND

Tomate, além de gostoso, é muito nutritivo

Nativo da América do Sul, o tomate além de prevenir doenças cardiovasculares, é ideal para manter uma função renal normal. Muitas pesquisas vêm mostrando os benefícios do tomate na saúde.

De acordo com a cardiologista Elena Rodriguez, “os tomates são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante que lhes confere sua característica cor vermelha. Nossa pesquisa sugere que o licopeno pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas ao prevenir a oxidação do colesterol LDL, que é um dos principais contribuintes para o entupimento das artérias”.

Tomates frescos

Consumir tomate regularmente reduz chances de infartos – Foto: Freepik/ND

Estudos mostram que moradores de países que consomem tomate regularmente, como Itália e Espanha, têm menor risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais.

No caso do tomate, a vantagem só aumenta, uma vez que cozinha-lo não faz perder seus nutrientes, pelo contrário, potencializa. O licopeno presente no fruto popular e intensificado pós-cozimento, também ajuda a reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.

Os incríveis benefícios do tomate

Tomate com sementes

Fruto popular evita o surgimentos de cálculos renais – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Além de seus efeitos na saúde cardiovascular, esse fruto popular atua como um diurético natural, ajudando a eliminar toxinas e líquidos em excesso do corpo, o que é muito benéfico pois evita cálculos renais.

A grande quantidade de água presente no fruto é rica em potássio e outros minerais essenciais e colabora para o equilíbrio do corpo. Além disso, sua vitamina C ajuda na absorção de ferro, essencial para o fortalecimento dos ossos.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.