Banho com gelo: tendência entre os famosos pode fazer ‘milagres’ para o seu corpo

Muitos famosos como Anitta, Lady Gaga, Hailey Bieber e Cauã Reymond estão aderindo a uma nova prática que promete melhorar a circulação sanguínea e acelerar o metabolismo. O banho com gelo pode trazer alguns benefícios para a saúde, mas precisa de acompanhamento, afirmam especialistas.

Famosos estão aderindo a banho com gelo para melhorar a condição física e mental

Famosos estão aderindo a banho com gelo para melhorar a condição física e mental — Foto: Instagram/Anitta/ND

Pesquisas publicadas na revista Sports Medicine na década de 1960 destacam que imersões rápidas em água gelada são eficazes na redução de dores musculares e no aumento da resistência muscular.

Além disso, estudos anteriores revisaram o papel da hidroterapia no tratamento da depressão, observando uma melhora significativa nos sintomas após várias semanas de banhos de água fria.

@haileybieberback with another cold plunge series. cold plunging has helped me a lot with anxiety and overall mood. 💙♬ girls like me don’t cry (sped up) – thuy

Benefícios do banho com gelo para a Saúde

Banho com gelo tendência entre os famosos pode fazer 'milagres' para o seu corpo

Banho com gelo tendência entre os famosos pode fazer ‘milagres’ para o seu corpo – Foto: Sergejs Rahunoks/Freepik/ND

  • Melhora da circulação sanguínea: a temperatura baixa da água estimula o organismo a regular a temperatura corporal, resultando em uma melhor circulação sanguínea.
  • Saúde da pele e cabelos: banhos gelados ajudam a evitar o ressecamento capilar e a fechar os poros da pele, prevenindo a oleosidade.
  • Aceleração do metabolismo: tomados regularmente, os banhos frios podem acelerar o metabolismo, aumentando a queima de calorias.
  • Alívio de dores e inflamações: a água fria contrai os vasos sanguíneos, aliviando dores, inchaços e sintomas de inflamação muscular.
  • Combate à depressão: estudos mostraram que a hidroterapia, incluindo banhos gelados, pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão.

Banho gelado pode fazer mal?

Segundo um estudo da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), existem pessoas que não são recomendadas a aderir ao banho com gelo. “Para quem sofre de baixa imunidade ou apresenta alguns problemas na pele, talvez mudar a rotina bruscamente com os banhos gelados não seja a melhor opção”, diz a publicação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cauã Reymond (@cauareymond)

É importante lembrar que um acompanhamento profissional é indispensável, “o profissional da saúde fará a devida orientação quanto à temperatura ideal para seu estado de saúde”, afirmam especialistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.