Forbes reúne Mulheres de Sucesso em evento sobre liderança feminina

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Lu Prezia

Lu Prezia

Renata Gomide, vice-presidente do Grupo Boticário, e Samantha Almeida, diretora de marketing da TV Globo, no painel Moda, Liderança e Autoestima

Liderança e empreendedorismo feminino foram os principais temas da quarta edição do Power Lunch Mulheres de Sucesso, que reuniu homenageadas da lista anual da Forbes no rooftop do Fasano Itaim nesta terça-feira (27), em São Paulo.

Antonio Camarotti, publisher e CEO da Forbes Brasil, recebeu Mulheres de Sucesso da edição de 2024 e de anos anteriores e líderes de diferentes áreas de atuação. “Esse é um dos eventos que me dá mais prazer de fazer. Nosso objetivo, enquanto Forbes, é contar essas histórias e proporcionar essas conexões“, disse Camarotti durante o evento, apresentado por Eudora, com patrocínio de Itaú Empresas e apoio de Veuve Clicquot.

Leia também

Joel Silva
Forbes Mulher

Thamila Zaher, do Grupo SEB: “Errei cedo, aprendi rápido”

Victor Affaro
Forbes Agro

Thais Vieira lidera principal universidade agro do Brasil

Victor Affaro
Escolhas do editor

Como Tania Bulhões construiu um império de luxo

Entre as convidadas, Ana Fontes, fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora, Costanza Pascolato, Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede de hotéis Blue Tree, Alcione Albanesi, fundadora da Amigos do Bem, Donata Meirelles, diretora da ForbesLife Fashion, a biomédica e pesquisadora Jaqueline Goes, e Sandra Chayo, sócia e diretora do Grupo HOPE.

O evento permite que mulheres de áreas e trajetórias distintas, mas com desafios muitas vezes semelhantes, troquem experiências, façam networking e construam amizades. “Esse é um momento muito especial para trocar temas individuais e também coletivos da mulher. Quanto mais a gente conversa, mais percebemos o quanto precisamos aprender com vitórias, recortes e desafios diferentes”, disse Renata Gomide, vice-presidente do Grupo Boticário.

“É importante ter um tempo para olhar para as mulheres e suas histórias, e para conhecer e trocar experiências. Muitas vezes, não temos esse espaço no dia a dia”, diz Luciana Barroso, líder da relações institucionais do Itaú.

Moda, liderança e autoestima

Cada vez mais, vemos mulheres ocupando posições estratégicas e de decisão nas grandes companhias. E isso inspira muitas outras a perseguirem seus objetivos com mais confiança. “Hoje, nosso maior interesse é ajudar mulheres que, por algum motivo, não conseguiram ter o espaço que gostariam e que poderiam ter pela sua capacidade”, disse Renata Gomide, vice-presidente de consumer do Grupo Boticário, citando as ações de Eudora e do grupo como um todo. “Temos um cenário propício para a mulher estar cada vez mais onde ela quiser.”

A executiva, uma das Melhores CMOs na lista da Forbes 2023, e Samantha Almeida, diretora de marketing da TV Globo, participaram do primeiro painel do evento, mediado por Fernanda Almeida, subeditora da Forbes, falando sobre a relação entre moda, liderança e autoestima.

As líderes citaram os desafios enfrentados por mulheres para chegar à alta liderança no mercado da moda e no mundo corporativo de maneira geral. “Na minha jornada, primeiro eu tentei me encaixar. Depois, quis fazer algo que fazia sentido para mim. Acho que a nova geração já chega na segunda fase”, disse Samantha.

Protagonista da sua história

A jornalista e especialista no comportamento feminino Fabiana Scaranzi liderou o painel sobre empreendedorismo feminino, com a presença de Luciana Barroso, líder da área de relações institucionais no Banco Itaú, e Adriana Barbosa, CEO e fundadora da Feira Preta e do Preta Hub.

Luciana contou como construiu uma carreira de mais de 15 anos no mercado financeiro e lidou com a culpa que veio com a maternidade e a tentativa de equilibrar vida profissional e pessoal. “A presença das mulheres na liderança é um caminho sem retorno. E que bom que é assim”, disse Luciana. “Essa é uma conversa que precisamos ter entre mulheres e também com homens, porque é uma dinâmica construída em conjunto.”

Como os desafios e fracassos fazem parte de toda trajetória de carreira e empreendedorismo, Adriana Barbosa contou como lidou com as dificuldades ao longo da trajetória e seguiu em frente para criar seu negócio. “Estamos muito programados para focar no sucesso, mas o fracasso nos ajuda a chegar em outros lugares. Isso humaniza e aproxima”, disse a empreendedora.

Ao final, Fabiana Scaranzi dividiu o microfone com todas as convidadas, que disseram uma palavra sobre o que consideram mais importante para uma boa líder. “Autoconhecimento“, disse Adriana Barbosa. “Troca“, disse Luciana Barroso. “Curiosidade“, disse Costanza Pascolato. “Persistência”, disse Donata Meirelles.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

  • Siga Forbes Mulher no Instagram

O post Forbes reúne Mulheres de Sucesso em evento sobre liderança feminina apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.