Robosexualidade? Homens misóginos preferem sexo com robôs a mulheres, diz estudo

Um estudo recente conduzido por pesquisadores canadenses e publicado no Journal of Social and Personal Relationships questiona o interesse humano em robosexualidade e roboamizade, para entender melhor como as pessoas interagem com robôs, tanto em contextos platônicos quanto sexuais.

"Homens misóginos preferem ter relações sexuais com robôs", diz estudo

“Homens misóginos preferem ter relações sexuais com maquinas”, diz estudo – Foto: Freepik/IA/ND

“O estudo fornece evidências preliminares para sugerir que crenças pré-concebidas sobre hierarquia social e desigualdade de gênero podem impactar interações românticas e platônicas entre humanos e máquinas de inteligência artificial”, diz a pesquisa.

Foram recrutados 223 estudantes universitários de uma universidade no Oeste do Canadá. Os participantes responderam a questionários sobre gênero, sexismo hostil, orientação de dominação social e foram solicitados a imaginar interações com um robô amigo e um robô sexual.

Homens sexistas preferem robôs

Diferente dos homens, as mulheres tiveram pontuações mais altas em roboamizade – Foto: Divulgação/ND

Os pesquisadores descobriram que homens que possuem crenças sexistas hostis mostravam maior interesse em sexo com robôs, o que segundo os pesquisadores reflete uma atitude de desconfiança e desdém em relação às mulheres.

Diferente dos homens, as mulheres tiveram pontuações mais altas em roboamizade, mostrando maior interesse em formar relacionamentos platônicos com as máquinas de inteligência artificial.

No entanto, o estudo também enfrentou limitações, incluindo o tamanho e a demografia da amostra, bem como a falta de medidas validadas centradas em robôs.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.