Sacerdote e Teólogo Agenor Brighenti é nomeado pelo Celan como coordenador da Equipe Teológico-Pastoral

O teólogo e sacerdote brasileiro Agenor Brighenti foi nomeado pela presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), como o novo coordenador da Equipe Teológico-Pastoral do Celam no último domingo, 11 de agosto.

Segundo informações do publicadas pelo ADN Celam “ Ele esta sucedendo ao Padre Carlos María Gally, que esteve durante quase quatro anos realizando esse importante trabalho.

O Padre Brighenti, doutor em teologia, assumirá esta responsabilidade para o quadriénio 2024-2028 e terá a missão de animar um exercício sinodal de trabalho teológico no âmbito latino-americano; bem como atender às necessidades que o Celam, as Conferências Episcopais e a comunidade teológica da América Latina e do Caribe lhe confiam com base na sua especialidade”.

Na oportunidade o  Monsenhor Jaime Spengler, presidente do Celam e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dirigiu-se ao Padre Agenor, dando-lhe as boas-vindas a este novo serviço que a Igreja Latino-Americana lhe confia e agradeceu-lhe a disponibilidade demonstrada para assumir esta tarefa em o momento histórico que a humanidade vive, acrescentando que isso exige uma reflexão teológica e pastoral com possibilidade de construir algo novo e é para isso que a Igreja trabalha.

“Portanto, é um privilégio poder participar deste momento histórico. Desejamos que você e a equipe que estará trabalhando com você durante estes anos nos ajudem na reflexão para que a nossa Igreja no continente possa sempre corresponder mais e melhor à sua missão: Ser sal, luz e fermento de transformação…. Bom trabalho e muito obrigado.

Biografia Padre Agenor Brighenti

Padre brasileiro da diocese de Tubarão (Brasil). Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica) e professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil). É professor do Centro de Formação Cebitepal do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), com sede em Bogotá (Colômbia). Foi perito da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada em Santo Domingo (República Dominicana), em 1992, e da V Conferência Geral realizada em Aparecida (Brasil), em 2007. Da mesma forma, foi perito da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica (2021).

Atualmente é membro da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral do Celam e coordenador do processo de elaboração do Rito Amazônico para a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama). É membro especialista da comissão teológica da Secretaria Geral do Sínodo e especialista da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em sinodalidade. É autor de mais de 200 artigos em revistas nacionais e internacionais e dezenas de livros em diversos idiomas.

Com informações de  Luz Marina Medina  ADN – CELAN 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.